segunda-feira, 29 de julho de 2019

A era do futebol feminino

Por: Luana Silva, Karina, Amanda, Daniel e Cauã

A Copa do Mundo de Futebol Feminino é a competição mais importante no futebol feminino internacional. Pela primeira vez, a TV Globo transmitiu o campeonato que, neste ano, aconteceu na França.
Ele teve início no dia 7 de junho e foi encerrado em 7 de julho. Mas, para chegar até aqui, as mulheres tiveram que batalhar muito. Vocês sabiam que antigamente elas eram proibidas por lei de jogar bola? Sim! Existia uma lei no Brasil que as impedia de entrar em campo e que só deixou de ser imposta em 1979. Não faz muito tempo, não acha? Desde então, elas vêm lutando para conquistar esse direito.
Apesar de hoje em dia não ser mais proibido que pratiquem essa modalidade, elas ainda sofrem com o preconceito e a ideia errada de que elas não são capazes, que infelizmente ainda existe. Um exemplo disso é o salário das jogadoras, que, em geral, é muito inferior ao dos jogadores. Nos EUA, a seleção feminina de futebol se destaca muito mais em relação a renda, títulos, etc., porém o salário delas continua menor.
Para vcs terem uma noção de tamanha desigualdade entre o salário dos atletas, aqui vai uma informação chocante: Só o Neymar ganha 27 vezes mais do que as 5 melhores jogadoras de futebol do mundo juntas (Ada Hegerberg, Amandine Henry, Wendie Renard, Carli Lloyd e a Marta).
E aí? Surpresos? Então se preparem porque ainda tem mais!
Infelizmente, o prêmio que o país campeão recebe ao ganhar a copa é de 4 milhões de dólares, no caso da seleção feminina. Isso parece muito, mas se compararmos com a copa masculina, a diferença é de 34 milhões de dólares. A justificativa dada pelos superiores da FIFA foi que o prêmio é resultado da quantidade de patrocinadores.
Apesar desses absurdos, as mulheres conquistaram alguns avanços. Pela primeira vez, as jogadoras brasileiras não estarão usando o mesmo uniforme da seleção masculina. A Nike fez uniformes especiais para elas, com uma homenagem às jogadoras “Mulheres Guerreiras do Brasil”. Além disso, esse foi o primeiro ano que temos o álbum de figurinhas da copa feminina.
Esperamos que tenham assistido aos jogos e prestigiado nossas jogadoras, que, por sinal, arrasaram! Não acham?
Redatoras: Luana Lima e Karina Uckonn
Pesquisador: Cauã Fernandes
Revisor: Daniel Rodrigues
Ilustradora: Amanda dourado

Um comentário: