sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Padrões da Mídia Adolescente

Esse é um tópico muito discutido atualmente. Os padrões de beleza podem ser bem cruéis, deixando muitas pessoas, especialmente meninas adolescentes, tristes, desmotivadas e não conseguindo se aceitar da forma que são, algumas vezes, tentando até mudar para se encaixarem na sociedade. Isso pode levar a sérias doenças, como anorexia, bulimia e depressão.

Os padrões de beleza já mudaram muito, então, para que segui-los se você, em pouco tempo, será considerado(a) feio(a)? Os padrões atuais são sempre ligados à típica representação da linda mulher americana, como na boneca Barbie: alta, magra, loira, com cabelo liso... mas a real questão é que linda não é ser como a Barbie, pois até mesmo uma garota com as mesmas características pode ser criticada, por pura maldade e inveja. Então, se aceite, você é linda do seu jeito! Como John Legend já diz em sua música All of me: “all your perfect imperfections”.

 
Todas são lindas
 
 
Vídeo sobre padrão de beleza por Clarice Falcão. 
Os primeiros 1:15 minutos de vídeo são sobre a Natura.


Podemos perceber que até famosos sofreram com os padrões, como Demi Lovato, que até cortava os pulsos e Meghan Trainor, que fez a musica “All About The Bass”, que fala sobre as meninas gordinhas, e como elas são lindas do jeito que são.

Podemos observar também o preconceito, quando, por exemplo, os filmes impõem um padrão de beleza único – que afeta a todos. Geralmente, as meninas populares e más são loiras, altas e magras, e sempre têm o melhor de tudo. Isso cria uma imagem estereotipada das pessoas. Garotas baixas, gordas e morenas são feias? Não! Garotas loiras, altas e magras são más? Também não! Isso está errado!

É bom lembrar também que meninas não são as únicas: quem nunca viu o menino “nerd” ou “geek” como bobo e sem muitos amigos e que só anda com outros idiotas também? Ou o loiro musculoso e esportivo como o cara perfeito ou o malvado da história?

Enfim, vamos pôr um fim na mudança dos padrões da mídia! Afinal ninguém é perfeito! Além de que a velha lição sempre serve: não julgue pela aparência, não olhe se é lindo ou feio por fora, olhe a beleza por dentro.

Rafael, Maria Fernanda, Michelle e Breno