quinta-feira, 30 de novembro de 2017


Por: Cecília, Luiza Miranda, Mariana Carvalho e Júlia Ramos




A psicologia das cores é o estudo que mostra como as diferentes cores atuam no nosso cérebro e promovem diferentes sentimentos. Dessa maneira, as cores influenciam em diversos setores de nossa vida, como moda, decoração e publicidade. No marketing, por exemplo, cada cor desperta um estímulo diferente no consumidor, portanto, para cada produto são usadas diferentes cores. Além disso, o impacto de cada tom depende de nossas experiências de vida, porém, comercial e artisticamente falando, esses fundamentos são muito úteis.

Neste post, traremos algumas cores e suas influências, que muitas vezes nem percebemos.


Azul                                                                                      
  • A cor azul é a mais usada pelas empresas por transmitir uma sensação de segurança e confiança;
  • O azul reduz o apetite, então não costuma ser utilizada por companhias alimentícias;
  • É uma cor fria e está ligada à espiritualidade e fantasia;
  • É uma cor primária, que para os pintores provoca grande vivacidade nos quadros.



Vermelho
  • O vermelho é uma das cores mais utilizadas no marketing, pois chama atenção e tem grande poder de convencimento;
  • Aumenta o ritmo cardíaco, portanto provoca sensação de perigo e urgência;
  • Também é usada para estimular o apetite;
  • Ela é uma cor forte, que representa o amor e o ódio, também pode despertar nosso lado sedutor e agressivo.



Amarelo
  • É uma cor usada para chamar atenção, mas de uma forma equilibrada para não cansar a vista;
  • Representa otimismo e juventude;
  • Estudiosos apontam que é uma cor que representa opostos, sendo, portanto, uma cor contraditória;
  • É um bom estímulo à criatividade.



Verde
  • O verde é uma cor muitas vezes associada ao crescimento, natureza e esperança;
  • O verde opaco representa o dinheiro e o sistema capitalista.



Preto e branco
  • A cor preta está ligada ao poder e à elegância, associando-se ao autoritarismo. Enquanto isso, o branco representa pureza e a paz;
  • O preto também representa a morte ou o encerramento de algo, enquanto o branco simboliza o início;
  • Em ambientes, o branco gera amplitude;
  • O branco e o preto são considerados opostos, por isso, juntos representam também o equilíbrio.



Violeta
  • Muitas marcas o utilizam para representar a criatividade, a imaginação e a sabedoria;
  • O violeta simboliza o poder, mas também a ambiguidade.



Laranja
  • Mostra a cordialidade, porém um tom intenso pode ser associado à agressividade;
  • É uma cor muito usada na publicidade, pois incentiva a compra;
  • O laranja não só promove emoções positivas, mas também gera sentimentos de “sabor”.



Rosa
  • Se relaciona ao charme e ao romantismo;
  • Também se relaciona ao mundo infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário