segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Ilusão de ótica


Por: Diogo Muniz, João Pedro Paixão, João Victor Andrade, Leonardo Coelho e Marina Athayde


Ilusão de ótica é um termo utilizado para designar elementos que, de algum modo, burlam o sistema visual humano. Pode acontecer por meio de imagens que mexem com a nossa mente, fazendo com que o ser humano veja coisas que não estão presentes ou fazendo-o ver coisas de uma forma errada. Normalmente, esses elementos possuem muitas interpretações diferentes e, por isso, acabam sendo algo muito divertido, combinando vários tipos de elementos, como aqueles que se percebem logo quando são vistos ou os que aparecem à medida que você vê.

Em nossa realidade, percebemos que estamos rodeados de ilusões de ótica, e a televisão é um exemplo. A TV é um conjunto de imagens estáticas que parecem ter movimento quando são apresentadas de forma rápida. Na ilusão de ótica, a visão humana é enganada, fazendo com que as pessoas enxerguem um objeto que não está presente, por exemplo, tendo, assim, uma falsa visão.

Em nossa opinião, a ilusão de ótica possui várias formas de interpretação. Nosso grupo fez uma pesquisa em sala que mostrou a interpretação de cada um. Para isso, utilizamos a foto do “vestido da polêmica”, que há alguns anos fez com que muitas pessoas não soubessem se ele era azul e preto ou branco e dourado. Utilizamos, também, a foto da polêmica do tênis “azul e cinza ou branco e rosa”. Perguntamos aos participantes quais cores cada um enxergava na imagem e as respostas, como era de se esperar, variaram muito.
E aí, que cores vocês veem?



Redatora: Marina Athayde
Pesquisadores: Marina Athayde e João Victor Andrade
Revisores: Leonardo Coelho e Diogo Muniz
Ilustradores: João Victor Andrade e João Pedro Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário