segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Por João Pedro Amorim, Viccenzo, Sophia Dourado


Atualmente, a McDonald’s Corporation é a maior e mais famosa cadeia mundial de restaurantes fast food e poucas pessoas conhecem a história dessa gigante dos hambúrgueres.

A rede de alimentação rápida surgiu em 1937, quando os irmãos Richard (Dick) e Maurice McDonald abriram um restaurante na cidade de Arcádia, na Califórnia, Estados Unidos, e, pouco depois, mudaram para a cidade de San Bernardino, no mesmo estado, onde abriram o primeiro McDonald’s. Os irmãos Richard e Maurice McDonald, achavam que as pessoas demoravam muito para almoçar nos restaurantes e decidiram abrir uma lanchonete que vendia hambúrgueres por 10 centavos cada, despachados de minuto a minuto, embrulhados em papel e sem a necessidade de garçons para servir. Em 1940, os irmãos transformaram a barraca de comida rápida em um restaurante.

Os irmãos McDonald fizeram uma grande encomenda para um desconhecido vendedor de máquinas de milk shake, chamado Raymond Alexander Kroc, que não entendia como o seu negócio vinha encolhendo com os pedidos de compra diminuindo, enquanto uma lanchonete só fazia aumentar os pedidos de compra de máquinas de milk shakes. Ao chegar na lanchonete, ficou impressionado com o potencial do inovador sistema de comida vertiginosa do restaurante McDonald’s: custo minúsculo e clientes infinitos. Neste mesmo dia, Kroc percebeu a insatisfação dos irmãos McDonald, pois tiravam pouco dinheiro do negócio e tinham obtido duas experiência negativas com franquias, começando então, a imaginar uma cadeia de lanchonetes identificadas com arcos dourados.

Com muita insistência, Kroc conseguiu fazer um acordo com os dois irmãos de vender franquias da marca a US$ 950 cada, ficando com 1,4% dos resultados e 0,5% iria para os McDonald.

Logo o negócio se tornou lucrativo e outras lanchonetes começaram a surgir. Mediante a concorrência, Kroc tornou-se obsessivo com o controle da qualidade do alimento, com a limpeza e o serviço nas lojas. Os hambúrgueres tinham que ser iguais: mesma quantidade de carne e as duas rodelas de picles.

Para expandir o negócio, Kroc comprou a parte dos irmãos McDonalds e começou a comprar terrenos e alugá-los para os franqueadores, tornando-se um ícone do empreendedorismo, estimulando jovens profissionais a construírem seus negócios. O ditado de Ray Kroc "cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo” exemplifica muito sobre seu modo de trabalhar.

A empresa McDonald’s é a primeira colocada com folga no mercado de fast food. A empresa faturou US$ 22,7 bilhões em 2009 e teve lucro líquido de US$ 4,5 bilhões. Nos últimos anos, o valor das ações dobrou. Hoje, o McDonald’s tem mais de 31 mil lojas e 400 mil funcionários em todo mundo e tem como carro chefe o sanduíche Big Mac. Os últimos resultados relativos ao ano de 2016 apresentaram os seguintes destaques: vendas globais com alta de 3,8%, lucro operacional com alta de 8%, lucro líquido por ação de US$ 5,44 com alta de 13%.

Com estas análises, percebe-se um esforço do McDonald’s em passar cada vez mais as operações de restaurantes para franqueados e assim, a companhia conseguirá reduzir custos e favorecer uma geração de caixa estável. Não está imune a crises, mas por si só vale mais que US$ 39 bilhões e receitas anuais acima de US$ 24 bilhões. O investimento em ações McDonald’s pode ser uma boa opção para quem busca estabilidade em uma grande empresa.

Toda esta história de ascensão do McDonald’s pode ser vista no filme “Fome de Poder” que foi lançado em 09 de março deste ano com duração de 1h55min, na categoria de comédia. Michael Keaton interpreta Ray Kroc e os irmãos McDonald aparecem como divertidos coadjuvantes. Um dos slogans do filme: ”(Ray Kroc) Roubou uma ideia e o mundo comeu”.

Fontes:
http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário