terça-feira, 24 de julho de 2012

Copa 2014: detalhes da abertura e avanços da ciência e tecnologia


Todos nós, brasileiros, estamos ansiosos para que chegue a Copa de 2014 aqui no BRASIL! Hoje resolvemos falar um pouco sobre a abertura da Copa para deixar você por dentro dos acontecimentos.

Onde vai ser:

Em São Paulo, no Estádio Itaquerão. O estádio onde acontecerá cada jogo foi escolhido pela organização-geral da FIFA e a final será no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Quem canta:
Alguns dizem que o grupo Scorpions poderá fazer o show de abertura do campeonato mundial.
A notícia caiu na rede através do site AZcentral.com. O guitarrista da banda, Matthias Jabs, disse que a banda alemã foi consultada sobre a possibilidade de se apresentar no evento, mas nada ainda está certo: “Fomos procurados para tocar na abertura da Copa do Mundo, em 2014. Não está confirmado, mas é o tipo de oportunidade que não deixaríamos passar. Nosso último show está marcado para 15 de dezembro deste ano, em uma pequena cidade alemã. Depois, não sabemos. Mas em ocasiões especiais, como essa, pretendemos nos reunir.”
Vários sites estão promovendo enquetes para saber quem deveria cantar e outros assuntos relativos à Copa. Mas atenção, a FIFA não está levando em conta o resultado de todas essas enquetes, apenas de algumas delas. Geralmente as sugestões podem ser feitas no próprio site da FIFA ou em sites indicados por ela.
Curiosidade:
Haverá um momento mágico durante a abertura da COPA. Estamos nos referindo ao primeiro passe de bola dado por uma criança paraplégica.
O Walk Again, em português Andando de Novo, é uma ideia do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke, Estados Unidos. Durante a última década, esse grupo descobriu criar uma maneira de ligar o tecido cerebral a ferramentas artificiais, tornando possíveis primatas, não humanos, como macacos, controlar os movimentos de uma variedade de dispositivos robóticos. Com isso, eles têm a esperança de, no futuro, primatas que venham a sofrer de distúrbios neurológicos, até mesmo os que levam à paralisia, consigam recuperar a mobilidade.
O projeto Walk Again pode ser um grande avanço da ciência e com certeza vai participar do encontro da rede mundial, com os maiores especialistas científicos e tecnológicos. Nesse encontro, os cientistas irão se reunir e juntar suas experiências para conseguir fazer um humano paraplégico ou tetraplégico andar novamente.

O objetivo central do projeto é desenvolver e implementar o primeiro IMC capaz de restaurar a mobilidade total para pacientes que sofrem de um grau severo de paralisia. Este nobre objetivo será alcançado através da construção de um dispositivo neuroprotótipo que utiliza o IMC como seu núcleo, permitindo que os pacientes para capturar e utilizar sua própria atividade cerebral voluntária para controlar os movimentos de uma prótese de corpo inteiro. Esse "robô vestível", também conhecido como "exoesqueleto" será projetado para sustentar e transportar o corpo do paciente de acordo com o seu mental.

Como esse projeto, Nicolelis espera que o primeiro pontapé da bola da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, seja dado por um paraplégico ou tetraplégico, de preferência uma criança. Como o mundo todo estaria atento ao momento, segundo ele, isso seria um grande avanço para o país.

Pois é... Fazer uma pessoa com deficiência física entrar em campo com um exoesqueleto e fazê-la dar o primeiro chute na bola da Copa do Mundo de 2014, mostraria que a engenharia junto com a robótica tem poder. . Além disso, poderia motivar outras pessoas a darem prosseguimento ao projeto.

Beijos,

Beatriz Tramm, Jasmim, Maria Catharina e Pietro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário