segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A Origem da Luz Néon

O néon é um gás que se encontra em todo o universo. Nos núcleos das estrelas onde se verificam reações termonucleares entre o oxigênio e o carbono, a junção deles pode provocar a produção de néon. A explosão de algumas estrelas e a formação de outras leva à libertação de grandes quantidades de gás fazendo o néon espalhar-se pelas nebulosas.

Este gás foi descoberto em 1898 por dois químicos ingleses: William Ramsey e Morris Travers. Isto aconteceu quando Ramsey decidiu refrigerar uma amostra de ar até ao estado líquido e logo em seguida fervendo-a. Daí resultaram três tipos de gases: crípton, xénon e outro de cor vermelha no qual nós chamamos de néon.

Georges Claude, que tinha fornecido o oxigênio líquido a Ramsey, ficou fascinado e passou a interessar-se pelo assunto dos gases. A partir de 1902, através da sua empresa Air Liquide, que vivia do comércio de ar liquefeito, começou a armazenar quantidades crescentes de gás néon que conseguia obter facilmente por ser um subproduto do seu negócio.

Em 1910 descobriram que quando uma corrente elétrica atravessava um tubo com gás néon era produzida uma luz brilhante vermelho-alaranjada. Chegado o último mês deste mesmo ano, Claude fez uma demonstração.

Criou posteriormente a lâmpada de néon. Seguiu-se o seu aperfeiçoamento com produção de tubos de diversos tamanhos e a possibilidade de dobragem dos tubos, que era feita a quente. Uma vez definida a forma, eram soldados elétrodos em cada extremidade do tubo. Passada esta fase os tubos são ligados a uma bomba de vácuo eliminando o ar do interior. Através dos elétrodos, e é descarregada uma carga elétrica no interior, assegurando a perfeita limpeza do vidro no vácuo. A partir daqui o tubo é preenchido com o gás néon.

As luzes de néon vieram revolucionar o sistema luminoso tendo particular incidência no aspecto publicitário, com bastante relevo nas zonas comerciais proporcionando efeitos visuais apelativos pela intensidade de luz e variedade de cores.

Hoje em dia existem diversas festas feitas com luzes em néon. Nestas festas são utilizadas tintas que ao entrar em contato com luzes ultravioleta fazem o mesmo efeito de uma luz em néon. Além dessas tintas também são utilizados acessórios que ao serem expostos a luz ultravioleta também fazem o mesmo efeito das luzes em néon.

Redação: Beatriz Rigolon
Revisão: Mariana Duarte
Ilustração: Rafael Amaral

Pesquisa: Thais Frank

Nenhum comentário:

Postar um comentário