segunda-feira, 10 de junho de 2019

Esporte tem sexo?

Resultado de imagem para futebol machismo
Por: Luma, Natalia, Pedro e Pietra


E aí, gente! Hoje vamos falar sobre um assunto muito polêmico na nossa sociedade, que envolve machismo e falta de oportunidades no esporte.

Muitas pessoas acham que alguns esportes deviam ser praticados apenas por homens, e aqueles que possuem mais presença feminina, muitas vezes não são considerados pela sociedade. Isso acontece devido ao pensamento machista, que influencia as pessoas a acharem que os homens sempre têm mais capacidade de realizar determinadas atividades.
Um ótimo exemplo é o esporte mais famoso do mundo, o futebol. Muitas mulheres, que tentam a carreira de jogadora, são desprezadas e seus jogos não têm muita audiência, às vezes nem são transmitidos nas emissoras.  
Há algumas semanas, em uma final de um campeonato de surf com categoria feminina e masculina, uma surfista que chegou à final, protestou contra os administradores do campeonato, pois ela não admitiu que as meninas competissem com ondas de 30 cm enquanto os meninos surfavam ondas de 2 metros.
Além disso, ainda existem desigualdades salariais entre os dois sexos, homens ganham muito mais do que mulheres e possuem muito mais estímulos. Quando criança, os pais já os impulsionam a virarem atletas, enquanto com as mulheres, alguns falam que é coisa de meninos e que ali não é o lugar delas.  
Além disso, muitas meninas não têm oportunidades de virarem atletas. Na nossa escola, o futsal feminino foi introduzido em 2018, pelo interesse de duas meninas, que primeiramente faziam futsal com os meninos e participavam nos mesmos campeonatos que eles. Ano passado, muitas outras meninas se interessaram e os professores criaram um time feminino. Mas isso nem sempre acontece... Muitas escolas não possuem a categoria feminina do esporte. É muito mais difícil achar escolinhas de futebol femininas do que masculinas. Mas, por quê?
Na última sexta-feira, 07/06, começou a Copa do Mundo de Futebol Feminino! Pela primeira vez, as jogadoras terão um uniforme com design feito especificamente para elas e seus jogos serão transmitidos nas principais emissoras de televisão.
E aí, gostaram? O que vocês acham a respeito do tema? Já vivenciaram alguma situação parecida? Deixem sugestões para o próximo post nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário