Atualmente, um dos principais modelos de inteligência artificial em uso é o ChatGPT. No entanto, apesar de ser a mais conhecida, a IA possui alguns pontos negativos, como: dependência excessiva da ferramenta, falta de originalidade nos textos, a possibilidade de influenciar o pensamento das pessoas com o uso exagerado e a limitação de não ser uma fonte completamente confiável, já que pode cometer erros. Por outro lado, seus pontos positivos incluem: eficiência e rapidez em diversas tarefas, praticidade no uso, reconhecimento de fala, visão computacional, tradução automática e precisa, entre outros.
Muitas pessoas pensam que a inteligência artificial é algo recente, mas o tema é discutido desde a década de 1940. Ela foi criada por um neurofisiologista, Warren McCulloch, e um matemático, Walter Pitts. O primeiro modelo de IA que desenvolveram era um sistema computacional baseado em matemática e algoritmos, algo semelhante a uma calculadora. Na época, foi considerado revolucionário, pois era uma máquina capaz de realizar cálculos com alta velocidade e eficiência. Já nos anos 1990, a tecnologia teve avanços significativos, permitindo um desenvolvimento ainda maior. Hoje, a IA é amplamente conhecida e utilizada.
O grupo concluiu que a inteligência artificial é uma tecnologia extremamente inovadora e revolucionária, com grande potencial para ajudar em questões do dia a dia. Contudo, como a maioria das coisas em nossas vidas, ela tem lados positivos e negativos, podendo impactar nosso cotidiano, especialmente quando utilizada com frequência excessiva. Infelizmente, a IA está muito presente na rotina dos jovens, o que pode levar à dependência e a diversos prejuízos. Além disso, o uso inadequado da ferramenta pode ser considerado plágio, já que o texto gerado não é de autoria própria. Vale lembrar que o plágio é considerado crime desde 1998 e pode resultar em processos judiciais em casos mais graves.
E você, o que acha da inteligência artificial?
Fontes:
https://jarj.org.br/chatgpt-pontos-positivos-e-negativo
https://www.zendesk.com.br/blog/beneficios-inteligencia-artificial/
https://stoom.com.br/gestao/pontos-positivos-da-inteligencia-artificial/
https://www.zendesk.com.br/blog/qual-e-a-origem-da-inteligencia-artificial
https://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial
Nenhum comentário:
Postar um comentário