quarta-feira, 28 de setembro de 2011

10 Anos do 11 de Setembro


Inaugurado em 4 de abril de 1973, o World Trade Center era um complexo de sete edifícios localizado em Manhattan, no coração de Nova York. As duas construções mais famosas do conjunto eram as Torres Gêmeas, destruídas por dois aviões nos ataques de 11 de setembro de 2001, que deixaram cerca de 3.000 mortos.

À época em que foram lançadas, as Torres eram os dois prédios mais altos do mundo, superando o Empire State Building, também em Manhattan. Ambas tinham 110 andares e 413 metros de comprimento até o último piso.

No último 11/09, todo o mundo relembrou o momento histórico, em que os Estados Unidos sofreram o maior atentado terrorista da história. O ataque foi comandado pelo grupo terrorista Al Qaeda, que era comandado por Osama Bin Laden.


Para quem não sabe, o objetivo de Bin Laden era pôr em queda um dos principais prédios do país. Foram duas aeronaves comerciais Boeing 767, com um total de 157 passageiros a bordo em direção às torres.



Uma outra aeronave, Boeing 757, atingiu o pentágono matando inúmeros oficiais federais e destruindo uma grande parte do conjunto.


O principal objetivo do grupo Al-Qaeda foi mostrar para os americanos que eles eram vulneráveis e que suas forças militares podiam ser combatidas. Os americanos gastam atualmente mais de 30 bilhões de dólares por ano em inteligência, e só a CIA, o serviço de espionagem, tem 2.000 agentes no exterior. O sistema caríssimo de vigilância eletrônica por satélites é capaz de fazer fotos tão detalhadas que se podem identificar pontas de cigarros jogadas fora pelos guerrilheiros no Afeganistão. A rede de vigilância envolve ainda aviões, navios e 5.000 pontos de captação de informações no mundo inteiro. A tecnologia empregada permite rastrear uma ligação de celular em qualquer lugar.  Atualmente a Al-Qaeda é comandada pelo egípcio Ayman al Zawahiri, um dos membros mais importantes atualmente da facção terrorista.


Após o atentado, a economia dos Estados Unidos teve uma grande piora até mesmo uma piora na economia mundial pois os Estados Unidos são a grande potência mundial.

A saúde pública após o atentado terrorista dos Estados Unidos  foi abalada, pois muitas pessoas morreram por conta de contaminações e por causa da queda do prédio e os EUA  perderam muitas pessoas com isso.

Bom, galera, mas como o mais importante é dizer o que pensamos sobre o assunto, levantamos a seguinte questão: por que o atentado contra as torres gêmeas é considerado o maior atentado terrorista da história? Será que podemos comparar esse atentado à bomba atômica? Sim e não. Para se ter uma idéia, o atentado às torres gêmeas deixou cerca de 3000 mortos, já o ataque dos americanos em Nagasaki, deixou mais de 200000 mortos.

O grande fator para não considerarmos o ataque das bombas atômicas um atentado terrorista é que esse ataque foi realizado na época da 2ª  guerra mundial. Os japoneses não são somente as vítimas; eles também mataram muitos americanos com o ataque ao Peal Harbor.

Achamos que os EUA são uma grande potência mundial, influenciando a mídia para que eles sejam as vítimas e, assim, jogando toda a culpa na religião islâmica.



Fernando, Matheus Velanes, João Vitor e Túlio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário