quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Afinal, o que é Slackline? É um esporte, uma arte, um tipo de meditação ou de equilíbrio?


Olá, gente! Esse mês nosso tema foi “Esportes”`. Nosso grupo combinou de cada um fazer um post sobre um esporte que estava surgindo agora

Slackline é a arte do equilíbrio dinâmico, mas também pode ser chamado de esporte. Na verdade, trata-se de uma fita tubular de nylon, como as utilizadas na escalada e no rapel, e essa fita é presa em dois pontos fixos. Essa arte dinâmica, ou “corda-bamba”, como é mais chamada no Brasil, sempre foi praticada pela humanidade há mais ou menos 02 mil anos e essa fita permite serem feitas muitas acrobacias e manobras incríveis.

O slackline foi criado por dois escaladores de rocha, na década de 80, e esses dois escaladores viviam em Yosemite Valley, na Califórnia. Adam Grosowsky e Jeff Ellington decidiram, então, para passar o tempo, andar em cima de correntes e de cabos do estacionamento de um acampamento. Logo, eles perceberam que a brincadeira era um ótimo exercício de equilíbrio e de concentração e que poderia ser muito útil para os escaladores. Após um tempo, eles já estavam usando as fitas tubulares de escalada para poder praticar o esporte, e essas fitas são utilizadas até hoje em dia. O slackline fez tanto sucesso entre os escaladores da região, que foi levado para outros lugares no mundo por visitantes que haviam tido contato com essa nova atividade no Yosemite Valley.

O slackline ganha classificações diferentes, dependendo da altura e do local onde a fita é colocada. Existem dois termos para descrever essas classificações: lowline, que é quando a altura da fita é amarrada mais baixa e fica entre árvores, por exemplo, e highline, que acontece quando a fita de nylon fica montada bem mais alta entre precipícios, fendas, depressões, prédios e pontes e que é para pessoas que já estão acostumados ou com mais habilidade, porque é muito perigoso. No Brasil, não existem muitos registros e acontecimentos sobre essa nova atividade, mas, aos poucos, ela está conseguindo mais pessoas para praticar, pois a mídia divulga espetáculos de circos e de acrobacias que mostram um pouco sobre a corda bamba nos shows e também entre os grupos que praticam outros esportes, mas que precisam do equilíbrio, como para a escalada, surf, montain bike e skateboard.  Para os iniciantes, a corda fica mais baixa, mais ou menos na altura dos joelhos das pessoas e muito esticada, para facilitar a passagem na corda. E dependendo da habilidade e do tempo, a corda fica mais alta e mais solta, porque quanto mais solta, mais a corda balança e dificulta, deixando as pessoas caírem. E para quem já tem muita experiência, e já é craque, é possível fazer acrobacias, saltos, giros e até dançar em cima da corda. Difícil, hein?

O slackline é indicado para todas as idades, desde crianças de 05 anos até adultos de 80 anos de idade. Muitos escaladores, surfistas e skatistas praticam o esporte como uma forma divertida para treinar, pois os movimentos e os músculos usados são parecidos aos que são realizados no slackline. Ao tentar se equilibrar em cima da fita, a pessoa exercita mais de 100 músculos. O abdômen e a coxa são os mais trabalhados. Os maiores benefícios dessa atividade são os mentais e físicos, como: equilíbrio, concentração, coordenação e consciência corporal e todos eles são necessários para conseguir praticar o slackline. Então, para quem acha que esse esporte é fácil, pode ter certeza que está muito enganado! Mas, é uma atividade muito legal e divertida para ser feita; então desejamos BOA SORTE para as pessoas que se interessaram e gostariam de praticar essa atividade. Mas, antes observem como estão os equipamentos utilizados para esse esporte, porque já aconteceram acidentes pela falha de alguns equipamentos, como:

- rompimento das catracas, fazendo com que a fita do slack se soltasse e derrubasse o praticante.
- rompimento da corda apoiadora, que dá sustentação à fita do slack em uma das extremidades da corda.
- O rompimento de uma fita, que parecia ter uma boa qualidade, mas que se rompeu com as manobras do praticante.
Na hora de comprar um equipamento de slackline, procure ver se o material é de boa qualidade, se realmente a fita é  do tipo daquelas de alpinismo, que são feitas para aguentar até 3 toneladas. Cada manobra e pulo no slack é uma grande pressão e a fita deve ser de boa qualidade para aguentar todo esse peso.

Algumas fotos:


Se quiserem ver vídeos, mostrando o slackline nas praias brasileiras, é só entrar nos links a seguir:



Haiara, Pietro, Beatriz Tramm e Beatriz Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário