terça-feira, 1 de agosto de 2017

Influência das séries e filmes na sociedade

Por: Davi, Arthur, Igor e Enrico


Desde o dia em que nascemos, somos influenciados pelas pessoas ao nosso redor, principalmente por nossos pais, é claro. Mas, conhecemos aquele velho ditado que diz: “Os pais criam e o mundo ensina”. Além disso, a TV vem nos influenciando cada vez mais com propagandas, séries, filmes etc. Quem nunca se identificou com cenas de algumas séries ou filmes?

Nossas atitudes e pensamentos, muitas vezes, são influenciados por séries. Por exemplo, se você vê um episódio de uma série todo dia, você irá absorver características do personagem que você admira inconscientemente, assim, fazendo você tomar atitudes que o personagem tomaria. Algo que o personagem fala muitas vezes faz com que você acabe falando aquilo “sem nem pensar”, pois assistir algo constantemente faz você captar informações, como a atitude e a fala dos personagens, e depois reproduzi-las em seu cotidiano, tornando-se um tipo de vício. Se você vê uma série em que o personagem é corajoso, você pode absorver essa característica, tornando-se também corajoso em determinadas situações.

A televisão é um meio de comunicação que atinge praticamente todas as camadas da sociedade. Assim, somos influenciados diariamente programas de televisão, propagandas, filmes, séries etc. Em 97% dos lares, há pelo menos 1 aparelho de TV, e aproximadamente 98% desses aparelhos são utilizados diariamente. Sendo assim, são meios que influenciam no comportamento da sociedade. O “problema” de algumas séries e filmes é que alguns abordam assuntos e situações do nosso cotidiano que são vivenciadas por muitas pessoas, se assemelhando a situações presentes. Normalmente, filmes e séries, como CSI, Criminal Minds, White Collar, séries policiais e 13 Reasons Why, série que representa caso de suicídio na adolescência, e de ação, como Capitão Phillips e Busca Implacável, utilizam assuntos que podem estar presente na vida real, para que os espectadores estejam mais perto daquilo que estão assistindo.

Há, sim, pessoas que são mais influenciadas e pessoas que são menos influenciadas pela televisão. Por isso, existe a censura, que não recomenda que a pessoa assista determinado programa se não tiver a idade necessária para vê-lo. Um exemplo clássico é que, muitas vezes, crianças se tornam violentas porque muitos filmes e séries de super-heróis as influenciam na hora da luta, tentando representar golpes em colegas. Além disso, tabagismo, consumo excessivo de álcool, carros em velocidade extrema, violência, sexo sem compromisso, entre outros fatores, são alguns exemplos das más influências transmitidas pela TV. Mas, também existem boas influências, como atos gentis e pacíficos entre os personagens de determinada série, como abordar uma mulher de modo legal e confiante, ou um personagem que se dedica ao seu sonho e batalha pelo que quer. Assim, podemos observar, que temos que ter cuidado em relação a seleção de filmes e séries que escolhemos para assistir.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário