terça-feira, 1 de agosto de 2017

Mídias da sociedade

Por: Mel, Paloma, Marcella, Sofya Libório e Clara




A mídia, de um jeito ou de outro, acaba influenciando na maior parte da nossa vida, mesmo que não percebamos. Além disso, muda totalmente nosso comportamento, nossa opinião e o modo como vemos as coisas.

Nós vamos mostrar ao longo desse post algumas formas de como a Netflix faz isso conosco. Para descobri-las, continue lendo.

Nós normalmente começaríamos um tópico como esse explicando que mídia é essa, ou para o que serve, mas não achamos necessário nesse caso específico, pois a Netflix está presente na vida de, aproximadamente, 100 milhões de pessoas, se tornando,  para muitas, uma importante parte da rotina. Esse vínculo tão forte só facilita que ela nos influencie e, por meio de séries, mude nosso comportamento e opinião.

Alguns exemplos são as séries conhecidas mundialmente: Pretty Little Liars, Black Mirror, Orange is The New Black e, a mais nova, Thirteen Reasons Why.

Pretty Little Liars retrata a história de quatro meninas que perdem sua líder e, depois de encontrarem seu corpo, começam a sofrer com ameaças anônimas por meio de mensagens.

Black Mirror é uma série passada numa realidade futurista e, em alguns episódios, opressora. A cada episódio, é contada uma história totalmente diferente, cuja única relação com as outras é que todas fazem uma crítica quanto à nossa atual sociedade.

Orange is The New Black - série passada na prisão de Litchfield – aborda a história de Piper, uma mulher branca de classe média – alta que acaba indo para lá devido a porte de drogas. Na prisão, conhece diferentes mulheres (em sua maioria negras) e vive episódios de pura comédia, mas que, no fundo, têm uma intenção muito maior do que apenas nos fazer rir. A série aborda questões como racismo, misoginia, responsabilização, esquizofrenia e, como o governo não está preparado para lidar com esses e outros problemas, entram também em discussão drogas, manipulação, sexismo, direitos humanos, extremismo, infidelidade, abuso sexual, entre outros.

Thirteen Reasons Why é a mais nova produção da Netflix, que está gerando muita polêmica por falar do suicídio de uma forma tão aberta, que vai contra as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de como tratar o suicídio entre jovens. A série foca na personagem Hannah Baker, que se suicida, porém, antes, grava 13 fitas contando os 13 porquês de ter se matado. Essa série veio ao ar no momento perfeito, pois contradiz com o “jogo” Blue Whale, que incentiva o suicídio. Neste, o jogador é remetido a uma série de desafios, desde se automutilar a assistir filmes psicodélicos de madrugada, sendo o último desafio tirar a própria vida.

Nós decidimos trazer esse tema para mostrar que as séries não são apenas uma forma de divertimento, mas também passam uma lição de vida, em sua maioria “escondida” por trás da história. Além de que algumas pessoas acabam se entretendo tanto com elas que não percebem a sua mensagem. Em nossa opinião, é sempre importante prestar atenção nisso. Esperamos que tenham gostado. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário