segunda-feira, 15 de maio de 2023

Artistas revelação do século XXI

A música está cada vez mais presente no nosso dia a dia, de diferentes tipos, sertanejo, pop, funk, samba, pagode e outros milhares de estilos musicais. Também diferentes artistas, seja um artista não tão famoso até um dos mais famosos da atualidade. Quem nunca ouviu uma música que se identificou tanto que não conseguia parar de ouvir? Isso acontece porque a tática de muitos artistas é transformar situações de sua vida pessoal em músicas, fazendo com que o ouvinte se apegue a elas. Sabe aquele artista que você nunca tinha ouvido falar fazendo sucesso e se tornando super conhecido? São inúmeros deles que, de uma hora para a outra, explodem com um single de sucesso. Apesar de termos ótimos artistas, existem alguns que se destacam em meio à multidão, e muitos deles revelaram seus talentos através de lançamentos inusitados, tornando-se mundialmente conhecidos em poucos instantes. Vamos, então, apresentar alguns desses artistas considerados revelação do século XXI.


Imagem: Tudocelular




1 - Olivia Rodrigo


Olivia Rodrigo, com certeza, marcou o ano de 2021 com seu álbum “SOUR” e seu single de mais sucesso, “Drivers license” (2021), que foi a música mais ouvida do Spotify com 1,1 bilhão de streams. Olivia é uma cantora pop como todas as outras, mas explodiu rapidamente na mídia. Com apenas 18 anos de idade, alcançou o recorde de ter 8 das suas 11 músicas do seu primeiro álbum no top 10 global. A jovem já era conhecida na série “High School Musical: A Série: O Musical”, mas começou sua carreira musical para valer quando lançou seus 3 primeiros singles fora do programa, Drivers License, Good for you e Deja vu. “Sour” tem como assunto principal o término de relacionamento, abrangendo para outros problemas adolescentes como inveja, retratada em “Jealousy, jealousy” entre outros. 



Imagem: Tenhomaisdiscosqueamigos




2 - Doja Cat


Doja Cat está fazendo muito sucesso atualmente. A cantora, que canta rap, hip-hop e pop, tem todos seus álbuns com pelo menos 1 bilhão de reproduções, além  de “Kiss me More” (2020) que chegou ao top 1 global Spotify. Outras músicas como “Need to know” e “Say so” são um sucesso atualmente, principalmente na plataforma de vídeos curtos Tik Tok. Seu novo álbum “Planet her” teve inúmeras músicas virais, contando com a participação de alguns artistas como The Weeknd, Ariana Grande, SZA, entre outros. Seu primeiro hit foi lançado em 2014: “So high”, que fez bastante sucesso na época. 


Imagem: NME



3 - SZA


Não podemos falar de música atual sem citar SZA. Seu novo álbum “SOS” ultrapassou seus 3 bilhões de streams, se tornando um marco na cultura R&B. “Kill Bill” (2022) chegou ao top 1 global Spotify. Além dessa, outras como “Blind” ou “Big Boy” (música não lançada, porém já de grande sucesso no Tik Tok) estão sendo muito ouvidas atualmente. Apesar de seu início de carreira  ser por volta de 2017, seu verdadeiro sucesso foi em 2022, quando algumas  “unreleased songs” (músicas não lançadas) da cantora foram vazadas, trazendo interesse do público ao novo álbum, e a curiosidade de quando viriam as versões oficiais delas. Com o lançamento de seu terceiro álbum, SZA virou o tópico do momento, tornando-a mais conhecida.


Imagem: Entertainment Weekly




4 - Anitta


Anitta, com certeza, é uma das cantoras brasileiras de maior sucesso. Além de conhecida nacionalmente, também faz sucesso fora de seu país de origem. Anitta iniciou sua carreira em 2013, inicialmente tendo como estilo musical o funk. Porém, em 2017, foi lançado seu primeiro feat internacional, com Poo Bear, na música “Will I See You”. A partir daí, investiu bastante nas músicas internacionais, cantando diversos estilos de música como pop, reggaeton, sertanejo, rap e muitos outros. Seus singles de maior sucesso foram “Girl from Rio” (2021) e "Envolver" (2021), que chegou ao top 1 global do Spotify. Depois da música, Anitta ficou mundialmente conhecida e foi a primeira brasileira a ser indicada a categoria “Artista Revelação” no Grammy. 


Imagem: GZH


5 - Sam Smith


Sam Smith está sendo muito comentado após seu lançamento de grande sucesso “Unholy” (2022) que chegou ao top 3 Billboard Hot 100 de 2022. Sam Smith começou sua carreira aos 16 anos, quando se juntou à banda “Disclosure”, onde foi lançada a música “Latch” (2012), que impulsionou Sam a seguir carreira solo. Seguida dessas músicas, muitas outras de sucesso foram lançadas como “I’m Not The Only One” (2014), "Like I Can” (2014) e “Fire on Fire” (2018).


Imagem: F5


6 - Meghan Trainor


Não é de hoje que escutamos diversas músicas de Meghan Trainor. “All about that bass” (2014), por exemplo, está entre as músicas que todos conhecemos. Esta música fez tanto sucesso que chegou em primeiro lugar do ranking da Billboard Hot 100, em 2014. Além de “NØ“ ou seu novo lançamento “Made You Look” que fez muito sucesso em todas as plataformas digitais. A cantora pop iniciou sua carreira em 2009, porém, não fez tanto sucesso em seus primeiros lançamentos. Em compensação, quando lançou “All About that bass”, sua carreira decolou absurdamente.


Imagem:F5


7 - Dua Lipa


Como não conhecer Dua Lipa? Inúmeros hits pop lançados, marcando gerações. Alguns de seus hits mais famosos são “New Rules” (2017),  “One Kiss” (2018), "Don't Start Now” (2020) ou “Levitating” (2020), que foi sua música de maior sucesso, chegando ao top 6 Billboard Hot 100, de 2020. Desde o início de sua carreira, Dua Lipa lançou 2 álbuns, são eles: “Dua Lipa” (2017) e “Future Nostalgia” (2020), ambos de muito sucesso.


Imagem: Purebreak



8 - Billie Eilish


Billie Eilish está cada vez mais ganhando reconhecimento. Com apenas 15 anos de idade, em 2016 Billie lança seu single de estreia “Ocean Eyes”, abrindo suas portas para uma carreira de sucesso no ramo musical. Sua música mais conhecida é “Bad Guy” (2019) que chegou ao top 1 Billboard Hot 100, de 2019. Com seus 21 anos, Billie Eilish adquiriu 73 prêmios, são eles: 7 Grammy Awards, 2 American Music Awards, 3 MTV Europe Music Awards, 3 BRIT Award, 5 MTV Video Music Awards, 3 Billboard Music Awards e 1 Oscar.


Imagem: El país



9 - The Weeknd


The Weeknd produz músicas de muito sucesso. Não é atoa que o cantor é até agora, no ano de 2023, o artista com maior números de ouvintes mensais no Spotify. Ele é a voz por trás de vários hits como “I Was Never There” (2018), “Save Your Tears” (2020) e  “Blinding Lights” (2020), sua música de maior sucesso, chegando a passar um ano inteiro no Top 10 da Billboard Hot 100. 


Imagem: O Globo



Redatores: Felipe Pessoa, Marina Miguez e Sophia Nery

Pesquisadores: Felipe Pessoa, Marina Miguez e Sophia Nery

Ilustradores: Felipe Pessoa 

Revisores: Felipe Pessoa, Marina Miguez e Sophia Nery 




Nenhum comentário:

Postar um comentário