terça-feira, 12 de junho de 2012

Você tem criatividade?


 Numa época onde tudo é encontrado facilmente no computador e as pessoas estão com cada vez menos criatividade, algo para “ensinar” criatividade seria interessante."



Você tem criatividade? Hoje em dia, algo como a criatividade está se perdendo cada vez mais. As pessoas estão encontrando informação muita mais facilmente do que antigamente e boa parte do que elas precisavam fazer antes, hoje é feito pelas máquinas, ou seja, tudo hoje é mais prático do que antigamente.

Antigamente o carrapicho era visto como uma coisa totalmente inútil, porém foi pensando nisso que George Mestral, criou o velcro. Partindo desse princípio, Anthony McCaffrey, um cientista americano, pensou em criar alguns exercícios que pudessem estimular a sua criatividade de várias formas, abrindo a mente para pensar coisas novas, e enxergar as coisas com as suas duas faces, não somente com uma, que possa ser a mais fácil de se entender.

Alguns exercícios criados por ele foram:

Hoje em dia, você abre o dicionário na maioria das vezes para consultar alguma palavra que você não saiba, porém para incentivar a criatividade, o exercício consiste em usar o dicionário como uma revista: ficar passando de página em página em busca de palavras que você não conheça e formar frases ou coisas que façam sentido com as mesmas.

Pensamos em um objeto e logo imaginamos a sua função principal, como por exemplo, a cadeira, que normalmente é usada para sentarmos, mas se você pensar em outras funções e parar para analisar o formato e o jeito que esse objeto é, você vai poder enxergar diversas coisas. Proteger as plantas de sol e chuva é um bom exemplo de como a cadeira pode ter várias outras utilidades.

Pegue um objeto que seja composto por várias peças, e decomponha-o, analisando assim quais as suas outras funções, ou seja, a função de cada parte separada, e até tentar juntá-las de outra forma, e tentar descobrir uma nova função para aquilo, que não fosse a do próprio objeto.

Esses são apenas algumas atividades que podem ser desenvolvidas para exercitarmos nossa criatividade que vem ficando cada vez mais escassa hoje em dia; então para recuperarmos esse dom que vamos precisar para vários projetos, e até mesmo quando crescermos, não custa nada tentarmos essas atividades, né? Porque além disso podem até ser divertidos de fazer!

Alexis, Fernando, Luisa Mota e Victória


Um comentário: