quarta-feira, 5 de setembro de 2012

As mulheres mulçumanas


A religião Muçulmana sempre foi alvo de muitas opiniões, principalmente por ter costumes característicos. Muitas pessoas, por falta de conhecimento, acabam julgando a religião de uma maneira ruim, esquecendo que cada pessoa tem o direito de escolher seguir e acreditar no que quer.

Um ponto bastante polêmico é o da mulher islâmica e o que ela representa para os Muçulmanos.  Com certeza, muitos obstáculos ainda precisam ser superados para que todos os preconceitos que envolvem a religião acabem. Um passo importante para isso foi dado nas Olimpíadas que aconteceram este ano em Londres – as mulheres muçulmanas ganharam voz e participação nos jogos. Pela primeira vez na história desse evento, todos os 205 países participantes tiveram representantes mulheres. Isso significa que as mulheres muçulmanas finalmente participaram dos jogos, o que mostra que elas ganharam um pouco de liberdade.

Uma das coisas mais marcantes da religião muçulmana é a superioridade do homem em relação à mulher. Por simplesmente deixarem que a participação delas aconteça, podemos notar a vontade de mudança. Em nossa opinião, por ser um assunto tão polêmico, essa mudança deveria ser apoiada e incentivada. Porém a Comissão dos Jogos Olímpicos acabou dificultando tudo. Em alguns esportes, o uso do “hijab”, que é o típico traje islâmico que deixa apenas o rosto a mostra, foi proibido e para participarem das provas, as mulheres muçulmanas teriam que dispensá-lo. No judô, por exemplo, afirmavam que o uso do “hijab” traria risco de estrangulamento. Alguns outros esportes que permitiam o uso foram  atletismo, arco e flecha, levantamento de peso e vôlei. Os que não permitiam foram natação e boxe.

No fim da história, foi criada uma exceção e solucionaram o problema. Tanto o comitê olímpico como as mulheres islâmicas concordaram em um design para o “hijab”, que foi feito especialmente para a ocasião.


As mulheres islâmicas podem não ter conseguido tantas medalhas nessa Olimpíada, mas deram um grande passo para o futuro, provando que mudar é possível se todos quiserem e trabalharem para isso.  

Beatriz Sampaio, Fernanda, Guilhermina e João Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário