segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Mitos da beleza

Todo mundo gosta de um truquezinho para ficar mais bonito, principalmente as mulheres. Mas, será que tudo que nós ouvimos é verdade? Aqui vão algumas verdades sobre os mitos da beleza que você provavelmente já ouviu falar:

Cortar o cabelo na lua cheia dá volume:
Essa crença vem das mitologias dos povos agrícolas que acreditavam que o mesmo bem que a lua fazia para as plantações poderia servir para seus cabelos. Aparar os fios na lua cheia deixaria seus cabelos com mais volume; na minguante, efeito contrário; na lua nova, renovaria o aspecto visual, e na crescente, seus cabelos cresceriam em uma velocidade muito maior. A questão é que a ciência até agora não achou nenhuma comprovação de que os calendários lunares afetariam os cortes.

Os cabelos se acostumam com o shampoo:
Você pode notar que depois de usar um shampoo por um bom tempo, ele deixa de ter o efeito inicial. Surgiu, então, o mito de que seu cabelo teria se acostumado com o produto, porém, não é verdade. O fato é que eles deixam de ficar limpos, ocasionando fios oleosos. O ideal é que as pessoas procurem um shampoo específico para seu tipo de cabelo.

Água fria deixa o cabelo mais brilhante:
Na verdade a água fria não deixa o cabelo mais brilhante, e sim a água excessivamente quente deixa seus fios mais oleosos, estimulando a produção de glândulas sebáceas.

Lavar os cabelos diariamente os deixa mais oleosos:
Muito pelo contrário, se você tem cabelos oleosos, eles devem ser lavados todos os dias com o shampoo ideal, sem massagens excessivas para não estimular a produção de óleo.

Deixar o creme o dia inteiro aperfeiçoa o tratamento:
Muitas vezes quando vamos hidratar nossos cabelos em casa, invés de deixarmos o creme no tempo solicitado, ficamos com o tal por várias horas acreditando que irar ter um efeito melhor. Porém, ao contrário de hidratar mais, ele ocasiona fios muito oleosos.

Cem escovadelas à noite deixam os cabelos mais saudáveis:
Dizem que dar cem escovadas em seus cabelos à noite ativa a circulação sanguínea no coro cabeludo, mas, na verdade, isso só faz enfraquecer os fios e irritar a pele da área.

Fios brancos arrancados nascem em dobro:
Se isso fosse realmente verdade, não existiriam os carecas. É normal que os fios brancos se ressaltem. Isso acontece porque existe um processo ocasionado pela perda de melanina, a substância da cor, que é substituída pelo ar e pela queratina, proteína que deixa os fios mais grossos, portanto, mais visível.

Fazer as unhas toda semana as fortalece:
O que muita gente não sabe é que a acetona, utilizada para retirar o esmalte, é muito forte e não faz bem para as unhas. Uma dica é deixar uma semana no mês sem pintar, pois isso faz com que elas respirem, tomem sol e assim se fortaleçam.

Pôr rodelas de pepino nos olhos acaba com as olheiras:
Apesar de muita gente dizer que é pura bobeira, isso é realmente verdade! :) O pepino tem substâncias que ajudam a clarear as manchas escuras, causada pelo cansaço, olheiras genéticas que precisam de tratamento com creme ou laser, de acordo com a orientação do dermatologista, o que é extremamente importante. Uma dica é utilizar as rodelas geladas, deixando sob os olhos por 20 minutos. É recomendado fazer isso à noite, pois o vegetal pode manchar sua pele.

Escovar os dentes com bicarbonato clareia o sorriso:
Aquele amarelinho que apareceu no canto do dente pode ser retirado com o bicarbonato de sódio, que neutraliza os ácidos produzidos na placa dental. Porém, essa escovação frequente não deve ser utilizada, pois traz ricos e danos para seus dentes.

Então, galera! Trouxemos esse tema porque sabemos que algumas meninas são paranoicas com a beleza, e sempre quererem dar um jeitinho de burlar a ordem natural das coisas, o que nem sempre é o ideal!

Fica a dica :)

Ilustradora: Nathalie
Redatora: Beatriz




Um comentário:

  1. acho q voces estao muito avançadas para sua idade
    na minha epoca menina de 14 anos comia terra e brincava na rua

    ResponderExcluir