sexta-feira, 31 de julho de 2015

Nunca fomos tão longe


Em 2006, a espaçonave New Horizons foi lançada pela NASA, do planeta Terra para Plutão, com o objetivo de explorar o planeta anão e outro em sua órbita, Caronte.

Antes de chegar a Plutão, a NASA planejou uma passagem por Júpiter para fazer fotos das suas luas. A força gravitacional do maior planeta do Sistema Solar fez com que a New Horizons ganhasse velocidade suficiente para poupar três anos de viagem a Plutão. Durante toda a sua trajetória, New Horizons perdeu contato com a Terra, mas, felizmente, o erro foi corrigido a tempo de restabelecer o contato.

A espaçonave chegou a Plutão no dia 14/07/2015, depois de percorrer uma distância de 5 bilhões de km. Nesse mesmo dia, ocorreu um eclipse no planeta. Nós pensamos que foi um grande avanço para a Ciência, pois é a primeira vez que uma espaçonave não tripulada, construída pelo homem foi tão longe. A sonda não vai pousar em Plutão porque o planeta anão tem -233°C e isto a danificaria, perdendo, assim, o contato com a Terra. As fotos de Plutão chegaram cinco horas depois de tiradas.


Clique aqui e saiba mais como é Plutão e sua cor. 

João Alexandre, Felipe, Matheus e Luis Guilherme

3 comentários: