terça-feira, 25 de julho de 2017

BALEIA AZUL - O “JOGO” SUICIDA

Por: Bruna, Isabel, Poliana, Claudia e Maria das Graças


E aí, galeris, tudo bom com vocês?

Vocês já devem ter ouvido sobre o tal “jogo” Blue Whale, em português, Baleia Azul. Mas o que ele realmente é?

O tal do Baleia Azul tem vários desafios absurdos que levam pessoas que, muitas vezes, sofrem com problemas como depressão e não têm ajuda da família ou de um profissional a se ferirem e até se matar.  O nome do “jogo” é esse porque as baleias azuis têm tendência suicida e procuram praias para encalhar.

COMO TUDO COMEÇOU:

Sabe-se que a “brincadeira” começou na Rússia, mas não se sabe direito quando e nem como. Existem duas teorias para explicar isso. A primeira diz que começou no início de 2016, por causa de uma notícia falsa. De acordo com a notícia, 130 jovens tinham morrido por causa do Baleia Azul. Segundo a outra teoria, o Baleia Azul ficou popular em 2015, com a morte de uma garota chamada Yulia Konstantinova, que se jogou de um prédio, logo depois de postar no Facebook a foto de uma baleia azul e comentar “end”, ou seja, fim, ao chegar no último desafio, que é se suicidar.

Mesmo não tendo certeza de como o “jogo” começou, ele se espalhou por todo o mundo, chegando até o Brasil.

COMO FUNCIONA:

O “jogo” consiste em uma série de desafios, que são enviados a pessoas por redes sociais, pelos curadores (pessoas com perfis falsos), principalmente no Facebook e no Whatsapp. São 50 desafios que começam com coisas leves, como desenhar uma baleia em um papel e assistir um filme de terror sozinho, e levam até coisas mais violentas, como se automutilar, arranjar brigas, se pendurar em telhados, dentre outros, sendo que o último é o de se matar.
Esses desafios são enviados às vítimas às 04h20min da manhã, que é o horário mais comum em que há mortes por suicídio.

POR QUE:

Os jogadores, em sua maioria, sofrem de depressão ou de outros problemas psicológicos e não se sentem parte do mundo ou da sociedade. Por terem vergonha de seu problema, estas pessoas não procuram ajuda familiar ou profissional e acabam encontrando conforto no “jogo”, onde eles acham uma “saída” para seus problemas, que acaba sendo a morte. Assim, para evitar que um familiar ou amigo acabe com a vida, é preciso estar atento a sinais de que a pessoa está participando da “brincadeira” como:
  1. Mutilações na palma da mão;
  2. Assistir filmes de terror/psicodélicos com frequência;
  3. Mutilações nos braços - cortes grandes com desenhos de baleia ou qualquer outro animal;
  4. Desenhos de baleia;
  5. Posts em redes sociais dizendo "#iamawhale" ("Eu sou uma Baleia");
  6. Sair de casa em horários estranhos;
  7. Cortes nos lábios;
  8. Furos nas mãos com agulhas;
  9. Arranjar brigas;
  10. Evitar conversar durante muitas horas.

COMO EVITAR:

Para evitar que alguém de sua família ou um amigo participe do “jogo”, existe uma série de coisas que podem ser feitas, entre elas prestar atenção em sinais de uma possível depressão, conversar com a pessoa, verificar se ela não está com problemas na escola, como bullying, e, caso isto ocorra, fazer o possível para que pare, levar em um médico especializado etc.

No Baleia Azul, existem também pessoas que se passam por curadores e que tentam ajudar os jovens, mostrando para eles que não vale a pena tirar a própria vida e agindo como verdadeiros “anjos da guarda”.

Uma iniciativa também foi criada para evitar as mortes. O chamado Pink Whale também consiste em uma série de desafios, mas são utilizados com o objetivo de ajudar as pessoas, como, por exemplo, “enumere suas qualidades” ou “elogie alguém que sofre bullying”.

Texto: Cláudia e Bruna
Pesquisa: Poliana
Revisão: Maria
Imagem: Isabel

REFERÊNCIAS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário