terça-feira, 29 de maio de 2018

SÍRIA: os sete anos mais longos da história


Por: Luiza Paim, Marcela Franco, Maria Eduarda Lacerda e Rebeca Araújo




A pior terça-feira que eles já tiveram, 15 de março de 2011, quando tudo começou.

A guerra civil na Síria teve início na cidade de Deraa, em seu período de Primavera Árabe. O seu princípio foi a grande vontade dos grupos de contradição de renovar a democracia da sua nação e derrubar o presidente, Bashar al-Assad.

O exército Sírio praticava ações violentas contra os manifestantes, porém algumas pessoas acreditavam que isso era uma forma de combater terroristas. Por isso, foi dado início à uma mobilização da sociedade, que exigia liberdade de expressão, transparência de políticos e um novo conjunto de leis.

Porém, o governo enviou forças militares para conter a população, assim começaram conflitos entre os soldados e os manifestantes, que ao longo do protesto resultaram em centenas de mortes, sendo a maior parte das vítimas, civis. Então, os protestantes criaram um “Exército Livre” para combater os militares. Em 2011, os contraditores criaram uma organização que foi chamada de Conselho Nacional da Síria.

A partir desse momento, a guerra civil estava cada vez mais atroz. Hoje, já foram registradas mais de 511 mil mortes na Síria, e desde o início de 2018, mais de 1000 crianças já morreram. Cerca de 2 milhões de pessoas buscaram abrigo em outros países, sendo que grande maioria se refugiou no Líbano, que é o país vizinho da nação que se encontra em guerra.

Com essa guerra, a Síria está muito devastada. Então, para ajudar, existem várias instituições como Capacetes Brancos, Médicos Sem Fronteiras e também a União das Nações Unidas, que disponibilizam plataformas para doações. É só entrar no site e escolher se você quer fazer apenas uma doação única ou mensal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário