terça-feira, 21 de agosto de 2018

A possível cura do câncer


Por: Beatriz, Marina Cerqueira, Júlia e Leonardo Nascimento


Há muito tempo, o câncer (vírus que possui crescimento maligno nas células que estão presentes no nosso organismo, espalhando-se e construindo um tumor, que pode ser solucionado por rádio terapia e quimioterapia) vem afetando milhares de pessoas e cada vez mais cientistas vinham procurando uma cura para ele. Recentemente, foi realizado um estudo pelo Genoma (rede de ensino referência em cursos técnicos, profissionalizantes, preparatórios para concursos e capacitação de funcionários de empresas em geral) mostrando uma possível cura utilizando o vírus da Zika.

Para a realização do estudo, foram utilizados ratos como cobaias, que possuíam o tumor do Gliobastoma, câncer cerebral que é resistente a tratamentos, como a quimioterapia. O vírus da Zika foi escolhido pois infecta células-tronco normais, fazendo matar células tumorais. Em apenas cinco semanas depois de ser aplicado o vírus, o tumor havia desaparecido totalmente. De 29 cobaias, o vírus retirou parcialmente o câncer de 20.

Este novo método, se realmente tiver efeito, poderá prolongar ou até mesmo salvar mais vidas. É importante serem feitos mais estudos para a confirmação de que esse tratamento será útil e aplicado em hospitais e clínicas, e se realmente for confirmado, será um grande avanço para a medicina, abrindo mais portas para a ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário