segunda-feira, 23 de julho de 2018

O Palmeiras tem mundial?

Por: Marina Alves, Diogo, João Pedro Paixão, João Victor Andrade e Leonardo Coelho





A frase “Palmeiras não tem mundial” é um grande meme nas redes sociais. Brigas e confrontos são travados, mas ninguém entra em consenso. Afinal, o alviverde paulista possui título mundial?

A polêmica gira em torno da Copa Rio de 1951, competição de clubes criada para reunir grandes times internacionais e “esquecer” a triste derrota do ano anterior, na final da Copa do Mundo, com a vitória do Uruguai sobre o Brasil em pleno Maracanã. Vasco, campeão carioca, e Palmeiras, campeão paulista, representaram o Brasil. Também participaram alguns grandes times europeus – Juventus, Áustria Viena, Estrela Vermelha, Sporting e Nice – e o campeão uruguaio – o Nacional. Os finalistas foram a Juventus, da Itália, e o Palmeiras, que acabou levando a taça.

Já na virada do século, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) criou a Copa do Mundo de Clubes, disputada pela primeira vez em 2000 no Brasil. O vencedor foi o Corinthians e a competição ocorre anualmente desde 2005, contando com quatro vitórias brasileiras: duas do Corinthians, uma do São Paulo e uma do Internacional.

Desde então, o Palmeiras vem tentando fazer sua Copa Rio ser aceita oficialmente pela FIFA como o primeiro título mundial de clubes da história. Em 2007, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou ao clube que o pedido já havia sido realizado pela FIFA. Em 2014, foi divulgada uma carta enviada pela Federação ao ex-Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que confirmava a oficialização.

No documento, assinado pelo ex-Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, consta que a Copa Rio foi a primeira competição mundial de clubes já realizada, além de declarar que a entidade iria circular uma cópia dessa carta e atualizar seus arquivos nos site fifa.com.

Entretanto, posteriormente, a FIFA adotou uma atitude polêmica. Ela parabenizou o Palmeiras como o primeiro campeão de uma competição de abrangência internacional, mas declarou que não pode considerar o time campeão mundial, visto que somente os campeonatos oficiais são válidos, o que não é o caso da Copa Rio.

Muitos palmeirenses se revoltaram, alegando que a entidade não poderia “voltar atrás” em suas decisões. Até hoje, luta-se pelo reconhecimento do título.


Na opinião da equipe, a FIFA foi irresponsável ao manifestar-se de maneira pouco clara, decepcionando os torcedores. Apesar disso, concordamos com a atitude final da entidade. O Palmeiras merece, sim, reconhecimento pelo seu feito, mas achamos que não faria sentido oficializar competições antigas. Se isso ocorresse com o Palmeiras, o mesmo deveria ser feito com o Fluminense, campeão da Copa Rio de 1952, e com os vencedores da antiga Copa Intercontinental, como Flamengo, Grêmio e Santos, além de diversos outros times que ganharam competições não oficiais. Bola pra frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário