segunda-feira, 28 de novembro de 2022

(DEF)INITIVAMENTE NÃO POD!

O uso do cigarro eletrônico vem sendo um perigo constante para a sociedade. Provavelmente você, leitor, já deve ter visto ou ouvido falar sobre esse dispositivo. O também chamado de POD ou vape pelos jovens, vem recentemente se popularizando, ou pela sua aparência inofensiva quando comparado ao cigarro comum, ou pela necessidade de se sentir incluído no ciclo social. Mas cá entre nós, vamos te mostrar que ele não faz nada bem!

Com essências e sabores, o dispositivo eletrônico para fumar (DEF) parece ser inofensivo à primeira vista, mas é, na verdade, maléfico. O vape pode trazer tantos prejuízos à saúde quanto o popular cigarro convencional. Ambos podem provocar diversas doenças, sendo elas cardiovasculares, respiratórias, dermatite e câncer, provando, assim, o ditado “não julgue o livro pela capa”. Por isso não deveríamos normalizar o uso desse dispositivo entre a galera, antes que se torne um daqueles vícios chatos e difíceis de abandonar. Sim! O cigarro eletrônico pode, sim, virar um vício, por causa da nicotina presente em sua composição e diversas outras substâncias contidas em sua fumaça. Por isso, esse vício não devia ser normalizado, ainda mais após a confirmação científica de que eventualmente trará grandes prejuízos à saúde.

Se você, caro leitor, já experimentou o DEF, qual foi a razão? É visível que atualmente os jovens o utilizam com o objetivo de se enturmar ou de se sentirem mais descolados em meio aos amigos. Porém, deveria ser deixado claro que não é necessário fazer algo que te faz mal para se destacar.

Os autores deste post não apoiam a repercussão do dispositivo, mas apoiam a repercussão da conscientização da população, em maioria da geração moderna, através de campanhas e palestras em ambientes públicos e escolares. Se você não é um usuário, mas conhece pessoas ao seu redor que são, você vai ajudá-las a largarem esse vício maligno antes que seja tarde demais? Esperamos que sim! Então, após a leitura desse post, você vai continuar a utilizar o cigarro eletrônico mesmo sabendo os danos que o mesmo pode causar? Acha que pod(e) POD? Deixe sua opinião nos comentários!


Grupo: Bernardo Pio, Gabriella O’Dwyer, Lara Braga, Luca Bob Tavares e Luiza Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário