segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Importância da Leitura



Ao longo dos anos, a leitura é algo que vem se tornando menos comum entre os jovens, devido à tecnologia e ao acesso à internet, já que em grande parte do tempo os jovens, adolescentes e até mesmo crianças, passam no celular como uma forma de lazer.

Segundo estudos, ler estimula o cérebro, além de trazer outros benefícios tais como: desenvolve o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, amplia o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia a criatividade, estimula a capacidade de concentração e aperfeiçoa a escrita.

O hábito de leitura se adquire aos poucos. Uma das formas de criar esse hábito é procurando temas que te interessam. No início, leia textos curtos para não se cansar com a leitura e procure momentos em que esteja tranquilo(a). Não se obrigue a ler, pois isso pode criar uma resistência a livros, causando um desagrado a qualquer tipo de leitura e criando uma relutância em tomar a iniciativa.

Se não gostou do livro, não há problema, pois existem livros para todos os gostos, de diversos temas e gêneros, como:

 

1. Princesa das águas;

2. As desolações do Recanto do Demônio;

3. A heroína da alvorada;

4. A rebelde do deserto;

5. A rainha vermelha;

6. Um de nós está mentindo;

7. Mortos não contam segredos;

8. Um estudo em Charlotte;

9. Manual de assassinato para boas garotas.

 

Os livros também são muito exigidos por universidades como instrumentos de estudo. A literatura é muito utilizada na carreira profissional, pois nos livros é possível encontrar mais detalhes do que uma simples pesquisa na internet, além de focarem em assuntos somente de cada tema, dando assim mais facilidade a questões analíticas.

Clássicos da literatura brasileira, a exemplo de Jorge Amado, como “Capitães da Areia", também são muito discutidos em testes de linguagens, como provas do Enem e de universidades. Sobretudo, traz reflexões extremamente verídicas sobre a vida fora da bolha em que vivemos.

Eu já tive resistência à leitura durante anos, porém, após ler Homem de Giz (C. J. Tudor), um livro de suspense, essa resistência acabou. Entretanto, de vez em quando tenho ressacas literárias, onde você fica um período de tempo sem ler – Nina.

Nunca tive problemas com leitura já que desde sempre isso foi incentivado pelos meus familiares e escola - Maria Fernanda.

Adoro ler livros como forma de passatempo e diversão, principalmente para me distrair. Vou ser sincera que muitas vezes acabo enrolando ou procurando outra coisa para fazer em vez de ler, porém sempre que eu começo a me empolgar na leitura, acabo passando horas entretida no livro – Lara.

Sempre fui ensinada a ler desde pequena, mas confesso que nunca me interessei muito pela leitura. Às vezes leio, porém eu prefiro ler coisas com imagens e ilustrações, pois eu tenho dificuldade para processar o que está acontecendo. Já com as imagens, eu consigo entender melhor – Lorenna.

Desde pequeno nunca gostei de ler, pois para mim não era algo que eu considerava um passatempo e por isso sempre tive resistência a leitura, porém, com o passar do tempo, eu comecei a ter que ler alguns livros e com isso eu iniciei a ler. Hoje em dia, eu já tenho mais interesses sobre os livros – Henrique.

Em nossa opinião, o hábito de ler é extremamente importante, tanto para a carreira profissional quanto para o lazer. Também para sairmos um pouco de uma sociedade totalmente tecnológica que pode trazer tantos benefícios e malefícios à nossa saúde mental e criar maus hábitos como vícios. Dessa forma, gostaríamos que todos lessem pelo menos 1 livro ao mês como forma de lazer ou aprendizado.

 

Redatora: Maria Fernanda

Pesquisadores: Lara L. e Lorenna

Ilustradores: Nina e Henrique

Revisoras: Lara L. e Lorenna

 

Referências:

https://www.ucam-campos.br/projetos/blog/descubra-os-beneficios-que-a-leitura-traz-para-sua-vida/#:~:text=Ler%20estimula%20o%20racioc%C3%ADnio%2C%20ativa,leitor%20transforma%20a%20sua%20escrita.

https://metodosupera.com.br/beneficios-da-leitura-para-o-cerebro/ 

https://roteirosliterarios.com.br/livros-adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário