segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Vem, Hexa! Vem!

A tão esperada Copa do Mundo de 2022 chegou. O evento que muitos aguardaram desde 2018 começou no dia 20 de novembro e acaba com a grande final no dia 18 de dezembro. A Copa está acontecendo no Catar, onde foram construídos estádios com sistemas de ar condicionado e outras tecnologias modernas. Em contraponto, as construções levaram péssimas imagens sobre o país para o mundo, pois durante a produção dos estádios, cerca de 6.000 trabalhadores morreram apenas para gerar entretenimento aos espectadores.

Outro ponto negativo em relação à Copa são as diversas regras impostas pelo Catar, como a proibição do uso de álcool, não xingar ou produzir barulhos altos, não namorar e demonstrações homoafetivas.

Já em relação aos países competidores deste ano, temos o Equador, Catar, Inglaterra, Senegal, Irã, Argentina, Arábia Saudita, Holanda, País de Gales, Estados Unidos, Dinamarca, Tunísia, França, México, Austrália, Alemanha, Japão, Marrocos, Polônia, Croácia, Bélgica, Canadá, Costa Rica, Espanha, Suíça, Camarões, Coreia do Sul, Gana, Sérvia, Portugal, Uruguai e, claro, o Brasil. Entre os favoritos dessa edição estão Argentina, Portugal, Brasil, França, Holanda e Inglaterra, mas, com certeza, vem o hexa da nossa nação.

Sobre o país do futebol, a seleção brasileira trouxe muitos ícones que jogam pelo mundo todo. Entre os mais queridos estão: Vini Jr, Neymar, Alisson, Raphinha, Thiago Silva e Marquinhos, que esperamos que comecem no time titular.

A Copa do Catar também conta com um mascote que muitas pessoas não gostaram. Chamado La’eeb, que representa o keffiyeh, é um lenço tradicional utilizado pelos homens no país. Pelo fato da maioria dos mascotes serem animais nas copas passadas, o desse ano, apesar de fofo e alegre, trouxe estranhamentos e críticas ao redor do mundo por não ser um. “La’eeb” também significa “jogador super habilidoso”, em árabe.

Outra coisa que esperamos todos os anos de copa é o famoso álbum de figurinhas temático, que decepcionou muita gente pelo preço do pacote com cinco figurinhas, a R$ 4,00, fazendo com que muita gente não pudesse ter acesso. Apesar disso, ainda continuou sendo uma febre no mundo todo, trazendo diversão, principalmente para os jovens. A desvantagem dos álbuns da copa é que a Panini não tem certeza dos jogadores que serão convocados, por isso, esse ano, 72 jogadores que estão nele não vão participar dos jogos, ou por não convocação ou por lesão nas partidas.

Em relação à nossa opinião, gostamos muito desse evento, mas há divergências quanto a vê-lo presencialmente ou pela internet. Por um lado, a experiência de ir no estádio e ficar junto de pessoas do mundo todo, com um clima de união e torcida, deve ser inesquecível. Mas pelo outro, em casa você tem mais conforto e pode ouvir a narração e entender melhor diversos lances não explicados em campo. Enfim, por ser a terceira copa que lembramos, estamos muito animados com a possível vitória do Brasil.

Independente de todos os problemas e controvérsias, a Copa continua animando a todos e colocando diversas expectativas quanto à seleção vencedora. Torcemos para que, finalmente, após 24 anos sem ganhar o título, o Brasil conquiste o hexa, continuando a ser o país do futebol.


Redatores: Beatriz Yuki e Guilherme Mota
Ilustradores: Bianca Borges e Rafael Vale
Revisora: Maria Silva
Pesquisadora: Liz Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário