sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Muito além do hype: filmes, séries e livros ofuscados que merecem uma chance

Por: Bernardo Dultra, Clara Castro, Luís Chagas e Marina Marchesini


Confira uma lista de obras desvalorizadas que valem cada segundo da sua atenção!

Quem aqui também é aquele espectador constante de filmes, séries e livros, mas que já cansou de ouvir falar das mesmas obras e não tem mais o que assistir, pois as indicações não variam? Pois é… Apostamos que vários de vocês. Então, aqui vai uma lista que inclui gêneros super diferentes e que vai dar um fim a essa chatice de sempre recomendarem os mais conhecidos e superestimados pelo hype!


Livros


Fani em busca do final feliz, por Paula Pimenta


 

Imagem: Amazon 


Posso continuar fazendo parte do seu filme?”. Não sei nem como começar a falar sobre esse. Primeiro: quero dizer que SIM, FMF é famoso e muito hypado entre livros +12. Mas boa parte das pessoas que dão hype pra ele não chegam a ler o último livro da saga, que é esse e é o melhor. Eu fiquei destruída quando li, e não foi porque é triste, mas sim porque percebi que minha trajetória nessa série ia ser inesquecível, algo de nunca desapegar. Paula Pimenta é uma das melhores escritoras que já vi, e não entre as nacionais. Indico lerem esse livro em ordem na saga e direto, pois sua experiência se torna simplesmente superior quando você percebe que se aproxima da Fani e, quando acaba, precisa desapegar. Ele começa com o Leo e a Fani separados, mas tudo isso foi essencial e tornou o final ainda mais gratificante. Cada detalhe faz sentido. Só de pensar que a cartomante sempre esteve certa… Amo ver a Fani em Los Angeles, o contato dela com a Pri (ainda mais pros leitores de MVFS!!) e também a perspectiva dos capítulos do Leo. O desenvolvimento e amadurecimento dos dois é insano de se acompanhar. Misturei TODAS as emoções nessa leitura e isso a tornou ainda mais especial. Recomendo especialmente para as meninas fãs de romance clichê, que são da faixa etária entre 12 e 16 anos. Releria mil vezes essas 600 páginas só pra sentir a sensação de Fazendo Meu Filme de novo. É inexplicável! Só agradeço a essa autora por criar essa obra. Minha Fani interior nunca vai embora!! 


*OBS.: só de referência aos leitores dele: 5 estrelinhas!



A Maldição do Mar, por Shea Earnshaw


Imagem: Amazon


Esse aqui é pra DEVORAR. Li esse livro em 2025 e, desde então, não tiro da cabeça. É de volume único e tem uma escrita tão leve que você nem sequer percebe ao ler. Essa experiência foi além de encantadora, muito sinistra. Tem MUITOS plots, o que faz com que alguns tenham sim sido previsíveis. Mas, eu, Clara, particularmente, não previ o principal e acho que isso transformou a experiência. Adorei do início ao fim. Li por indicação de uma amiga que, por sinal, também nunca tinha ouvido falar sobre o BookTok. O que mais me chamou atenção foi o gênero abordado de um jeito tão único. Todo o enredo e o cenário já estabelecidos, desde o início, fizeram toda a diferença. Poderia ficar horas falando dele, mas sei que vazaram alguns spoilers. Amo a protagonista e fiquei com raiva do tanto que gostei. A história fluída e envolvente te pega desde a primeira página! Indico.



Séries


Greenhouse Academy, por Giora Chamizer, Paula Yoo, Janae Bakken


Imagem: Timeofisrael


Nós, Clara e Marina, assistimos essa série e, na época, era o maior sucesso entre nosso grupo de amigas, mas a gente sempre percebeu que ninguém mais falava sobre. É muito underrated e você só encontra se pesquisar por edits. Ela mistura romance e um certo suspense. O enredo é MUITO bom! Essa é outra pra você se viciar e devorar em poucos dias. Amamos o desenvolvimento dela e é ótima de se acompanhar. Pena que, ao longo das temporadas, alguns atores variam pro mesmo personagem, o que nos irritou muito. Não importa quantas vezes você assista, nunca perde a graça. É ideal pra quando você quiser se distrair em meio ao tédio.


Surviving Summer, por Joanna Werner e Josh Mapleston


Imagem: Netflix


Eu, Marina, apresentei essa série pra Clara e, desde então, a gente conversou muiiiiito sobre. É bem clichê, os personagens nos irritaram um pouco, mas a série em si é boa pra assistir no tédio. O comportamento da Summer é muito irritante, principalmente por ela se achar muito protagonista. A gente indica porque é um bom passatempo. Passa uma vibe bem verão pra relaxar e o cenário em si é muito tranquilo. 


One Tree Hill, por Mark Schwahn


Imagem: Prime Video


Pra sempre, a minha (Clara) série preferida!!! Não entendo como quase NINGUÉM fala sobre! Sempre que ouço que alguma amiga minha assistiu, eu simplesmente surto e nem sei como começar a falar sobre. Na verdade, até sei. Na maioria das vezes, vou direto comparar minhas opiniões sobre os meus endgame e os triângulos amorosos bem polêmicos. Ela trata da vida de Lucas Scott, filho de Dan, que abandonou sua mãe desde novinho. Portanto, o filho de Dan com outra mulher, Nathan, cresce separado do irmão. Mas, no ensino médio, os dois se reencontram quando Luke é convocado pro time de basquete e, a partir daí, começa o caos que é a relação deles. É ENOOOORME, são 9 temporadas e admito que não é aquela pra assistir rapidinho, não. Por mais que algumas temporadas sejam mais cansativas, foi a melhor experiência de todas. Já reassisti minhas temps preferidas várias vezes (a exemplo das primeiras e da última, que me chocou por me pegar com muito medo do que poderia acontecer). Vou eternamente continuar indicando. É INSANA! Assistam!!!!!!!!!!



Filmes


“Pelé: o nascimento de uma lenda”, por Jeff e Michael Zimbalist


Imagem: Adoro Cinema


Eu, Bernardo, acho esse filme maravilhoso! Ele fala sobre a história do maior jogador da história do futebol: Pelé. Ele fala da infância dele até a Copa de 1958. Ele começa a treinar e jogar, porém os treinadores reclamam da sua ginga. Se quiser saber o resto, veja o filme, disponível no Prime Video! Nunca tinha ouvido falar sobre essa fração da vida de Pelé e sobre a parte do Maracanaço. Na minha opinião, ele não é muito comentado. Deveria ser mais reconhecido pelo seu valor de um símbolo do esporte.


“1917”, por Sam mendes e Krysty Wilson Cairns


Imagem: Portal Cinema


Esse filme é incrível! Eu, Bernardo, acho que merece mais reconhecimento. O filme é sobre dois soldados britânicos no auge da Primeira Guerra Mundial, Scholfield e Blake. Os dois são convocados para uma missão praticamente impossível, que é atravessar o território alemão. E, novamente, se quiser descobrir o que acontece, ASSISTA. Recebeu várias premiações. Recomendo especialmente a pessoas interessadas no assunto da Primeira Guerra Mundial. 



Bernardo: revisor, redator

Clara: redatora, pesquisadora

Luís: ilustrador, redator

Marina M.: pesquisadora, redatora

Nenhum comentário:

Postar um comentário