Por: Giulia Ferrari, Miguel Barreto, João Simões, Marina Tosto e Sophia Gusmão
Imagem: Acadmedmg
Oii, bloggers de plantão!!!
Vocês viram sobre os casos de peste negra nos Estados Unidos?? Hoje, vamos explicar um pouco do que é e porque não precisa ter medo. Boraa lá!!
Primeiramente, o que é a peste Bubônica? A peste Bubônica é uma bactéria, chamada yersinia pestes que você pode pegar através de pulgas de ratos e outros tipos roedores. Antigamente, na Idade Média, mais conhecida como Idade das Trevas, a peste matou mais de 200 milhões de pessoas na Europa, Ásia do Norte e África. Na época, a praga apresentava sintomas de formação de bubões nas articulações, na virilha e no pescoço, além de febres, calafrios, dores de cabeça e deixava manchas pretas no corpo, por isso é conhecida como peste bubônica.
Os médicos da época utilizavam máscaras com folhas e ervas para não serem contaminados, pois acreditavam que a doença era transmitida pelo ar, o que depois se provou ser uma mentira, pois a ciência descobriu que era uma bactéria transmitida pela pulga dos roedores, como dissemos anteriormente.
Mas a peste ainda existe? A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no mundo são diagnosticadas de 1.000 a 3.000 pessoas anualmente. Atualmente, nos Estados Unidos, aproximadamente 7 casos são diagnosticados por ano, e neste ano viralizou nas redes sociais um caso de homem que foi contaminado. Depois disso, muitos internautas começaram a ficar com medo de contrair essa doença, o que nos leva à pergunta inicial: Por que não devemos temer a peste bubônica?
Bem… A bactéria, há muito tempo atrás, era muito temida pela população mundial e esse medo era causado porque não sabiam o motivo da contaminação e também não havia a tecnologia e a ciência necessárias para o entendimento da doença. A religiosidade era muito presente e o povo acreditava que a peste era um praga enviada por Deus para punir as pessoas. No final do século 19, a ciência descobriu a causa da bactéria e como prevenir, com: quarentenas, isolamento e higiene (na época, não era uma preocupação), além da criação de tratamentos com soros e antibióticos que, também, são utilizados na atualidade. Hoje, não temos tantos casos porque toda essa tecnologia citada foi sendo aprimorada cada vez mais com o tempo, e se você está preocupado em contrair, saiba que existem casos mínimos, que podem ser curados e tratados, sendo praticamente impossível morrer ou ter sequelas.
Imagem: Escola Kid
Imagem: Zazzle
Nossa opinião é que o consumo rápido de informações divulgadas pela internet/redes sociais podem ser nocivas sem o conhecimento necessário, gerando pânico e uma comoção desnecessária, como descrita anteriormente. Outro ponto é que com pesquisa e fundamentos básicos, esse surto em massa poderia ser facilmente evitado. Não há chances de uma pandemia se reinstalar graças aos avanços da medicina como: vacinas, esterilização e antibióticos.
Sabe por que escolhemos esse tema? É muito importante ficar ligado em corrigir desinformação na internet, mais conhecida como fake news. Muitas pessoas acabam acreditando e não podemos acreditar em tudo que vemos nas redes sociais.
Eai, bloggersss, vocês ainda têm medo da peste??
Esse foi o nosso post de hoje.
Beijinhoss no coraçãozinho de vocês. Esperamos que tenham entendido tudinho!!!
Redator: Giulia, Marina T e Sophia
Ilustrador: Marina Tosto e João
Revisores: Sophia e João
Pesquisadores: Marina, João, Sophia, Giulia e Miguel
Referências:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/p/peste
https://www.netflix.com/br/title/81020977
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário