quinta-feira, 2 de junho de 2011

Playstation 3 ou Xbox 360?

Nesse post de Ciência e Tecnologia, vamos falar sobre uma dúvida que assola a população gamer: qual o melhor console: Playstation 3 ou Xbox 360?

Bom, vamos começar dividindo o nosso post em alguns “rounds”: exclusivos, preço, imagem, controles e problemas técnicos.

Começando em ordem alfabética, vamos falar primeiro dos exclusivos. O Xbox tem maior quantidade de jogos exclusivos que o PS3 e, consequentemente, mais jogos exclusivos famosos. Por exemplo, do lado verde desse combate se encontram jogos como Kinect Sports, Fable, Halo, Forza Motorsport, Alan Wake e Gears of War, além de jogos que também agradam mas que não fazem tanto sucesso, como Gears of War. Já do lado preto, se encontram jogos em escassez, mas que fazem fama. Por exemplo, Uncharted, que já ganhou o prêmio de jogo do ano em 2009 e God of War, um dos jogos mais aclamados da atualidade. Além disso, Gran Turismo, Little Big Planet e Metal Gear Solid 4 só podem ser vistos no console da Sony.

Passando para outro “round”, vemos a questão das imagens. O Playstation 3 tem qualidade incontestável nas imagens, oferecendo uma excelente definição. Além disso, suporta mídias Blu-Rays, que podem comportar 50 GB de armazenamento, contra 9 GB do DVD do Xbox. E você pode conferir o resultado jogando jogos como God of War 3, que mais parece cinema. Por outro lado, os jogos multiplataforma (que podem ser jogados tanto no Xbox quanto no Playstation 3) ficam com imagem serrilhada no console da Sony. Já no Xbox, roda normalmente e com ótima qualidade, mesmo que não tão boa como no Play 3. Mas isso não é regra... Alguns jogos podem apresentar bom desempenho no Playstation 3.

Sobre os controles, o Playstation leva a grande vantagem. Munido de um controle anatomicamente perfeito, pequeno e leve, o Playstation 3 “nocauteia” totalmente o controle do Xbox 360, que é anatomicamente “imperfeito”, maior e mais pesado, porque usa pilhas ao invés de bateria recarregável embutida, utilizada no controle da Sony. Mas também é tudo uma questão de adaptação. Os Sonystas podem se acostumar com os controles da Microsoft e vice-versa.

Agora, um assunto um tanto polêmico: preço. Comparamos o preço dos dois consoles em dois sites de compra: Walmart e Best Buy. No Walmart, o Playstation 3 com o Playstation Move leva vantagem, saindo a U$381,96 contra U$399,99 do Xbox 360 com o Kinect + um jogo. Na Best Buy, a mesma coisa. O Playstation fica por U$399,99 com 360 GB e o Playstation Move e o Xbox 250GB com Kinect + jogo, U$399,99.

Sobre os problemas técnicos, os dois ficam empatados. O Xbox 360 é muito frágil ao calor e pode superaquecer, além do famoso problema 3RL. É um problema que aparece quando ele é ligado. O botão apresenta três luzes vermelhas, revelando superaquecimento.

Mas o Playstation 3 também não fica imune de um problema assim. Ele tem a YLOD - Yellow Light Of Death. É um problema que troca a cor verde por amarela no botão de ligar. E aí, quando um dos dois consoles tem algum problema parecido, bye, bye, console.

Bem, foi essa a comparação. Não ficaremos de nenhum dos dois lados... Deixaremos vocês escolherem por vocês mesmos. Obrigado e até a próxima!


Lucas Leal – Redação

Matheus Hortélio – Revisão

Maria Clara Siqueira - Ilustração

6 comentários:

  1. Pessoal, gostei muito do post de vocês. Está bem claro e completo. Além disso, dá uma ideia geral sobre os dois consoles e isso pode ajudar muito quem está em dúvida entre ambos. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. legal ..prefiro o PS3, pois qndo tinha um XBOX 360
    deu esse problema das tres luzes vermelhas e até hoje o meu XBOX ta quebrado ...Ja o PS3 nao, o PS3 funciona normal e eh mto massa ...principalmente o grafico ..eh muito bom !

    ResponderExcluir
  3. sou mais o XBOX, eu jat ive o pS3 e comprei um xbox com placa jasper e nao daa o problema das tres luzes, e tem cada jogo exclusivo pra xbox massas

    ResponderExcluir
  4. e quanto aos graficos, eu ja tive os dois e são iguais

    ResponderExcluir
  5. esse lucas escreve muito bem! professor, parabenize ele

    ResponderExcluir