sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Discurso do Rei

Para abrir a parte de cultura, faremos uma análise do filme “O Discurso do Rei”.

Sim, isso mesmo, aquele filme que ganhou o Oscar de melhor filme de 2010 e que também ganhou outras três indicações: roteiro original, melhor ator e melhor diretor. Quatro Oscars em uma premiação só!

A história do filme trata basicamente de um rei que precisa combater a gagueira, problema que o acompanha desde a infância. Ele procurou vários médicos por toda a parte e sua última tentativa foi com o Sr. Lionel, um médico conhecido por suas maneiras excêntricas de curar os pacientes.

No final do filme, com todo o processo de gagueira sendo curado, o rei precisa fazer um discurso sobre a segunda guerra mundial, pois Hitler estava em ascensão. Isso foi um problema, porque, se o rei gaguejasse, todos ficariam inseguros, mas, no final, ele consegue não gaguejar.

Esse filme nos deixa algo a refletir. Ele mostra para nós o problema da falta de um talento que é muito importante atualmente: a oratória. Afinal, se o rei transmitisse uma voz firme, todos do seu povo também ficariam com uma confiança firme. Porque, se Hitler tinha uma ótima oratória, esse também poderia ter sido um dos motivos que fez com que as pessoas confiassem nele, mesmo que as principais potências do mundo na época, tirando o Japão – EUA, China, Império Britânico, França e União Soviética – estivessem contra a Alemanha.

E dá pra entender o medo do rei de gaguejar: se isso acontecesse, os seus súditos ficariam um tanto aflitos sobre a guerra e a moral baixaria.

Outra coisa que ajudou no prestígio do filme foram os atores de qualidade. Collin Firth, o rei George, foi indicado como melhor ator no Oscar de 2010 pelo filme Direito de Amar, e nesse ano ele foi o vencedor. Geoffrey Rush, o Sr. Lionel, recebeu dois prêmios de melhor ator principal, pelos filmes Shine e Quills, filmes que foram lançados em 1996 e 2000, respectivamente. Ele também recebeu o prêmio de melhor vilão da MTV Movie Awards por Piratas do Caribe. E Helena Bonham Carter, a rainha Elizabeth, fez a Rainha Vermelha em Alice no País das Maravilhas e Bellatrix Lestrange nos filmes de Harry Potter.

Texto: Lucas Leal

Ilustração: Matheus Hortélio

Revisão: Maria Clara Siqueira

Um comentário:

  1. Olá pessoal! Gostei muito do post de vocês. Adorei esse filme porque mostra como as pessoas podem enfrentar seus problemas e vencer seus medos.

    ResponderExcluir