segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cartola FC


Ea, galera!

Bem, hoje nós vamos falar de um jogo que todo mundo está jogando. Com certeza vocês conhecem! É o CartolaFC!

O Cartola é um fantasy game de futebol do campeonato brasileiro. Fantasy Game é um estilo de jogo onde as pessoas montam times fictícios com pessoas reais, que jogam de verdade.

A ideia do Cartola é ganhar o maior número de pontos possível. Certas ações fazem os jogadores do seu time ganharem mais pontos e, consequentemente, serem valorizados. Quando um jogador fica mais valorizado, ele custa mais cartoletas – nome dado para o dinheiro do jogo. Alguns jogadores chegam a valer 20 cartoletas, enquanto outros valem mais ou menos quatro cartoletas.

Você inicia seu jogo com 100 cartoletas. Caso você faça as escolhas certas e seus jogadores “valorizem”, você ganha mais cartoletas e assim pode comprar jogadores melhores. Por exemplo, você pode começar uma rodada com 100 cartoletas e terminar ou com 90 ou com 110, dependendo da valorização de seus jogadores.

Algumas dicas pra que você possa escolher jogadores valorizados:

  • Procure jogadores de times que vão enfrentar clubes menores. Por exemplo, se o Vasco for jogar contra o Atlético-GO, procure botar um atacante como o Alecsandro, que é um bom artilheiro e pode fazer a diferença.
  • Bote goleiros de times que vão enfrentar clubes sem bons atacantes. Zagueiros e goleiros de times que não tomam gol na rodada ganham cinco pontos a mais, só por não terem a defesa vazada.
  • Não escale apenas os jogadores do seu time do coração e não despreze jogadores de times que você não gosta. No Cartola você não é um torcedor, mas sim o dirigente do seu time!
Você deve escolher, em cada rodada, de acordo com os jogadores disponíveis para cada posição, o melhor esquema tático a ser utilizado. Por exemplo, numa determinada rodada, você pode ter grandes opções de zagueiros e não ter grandes opções de laterais. Com isso, é válido optar por um esquema sem laterais. Da mesma forma, uma rodada com ótimas opções de atacantes, favorece uma escalação com três homens de frente.

Durante cada rodada, você sempre vai poder ver os principais momentos da rodada: o Globo Esporte faz sempre uma reportagem sobre cada rodada, com os micos, as melhores defesas, os melhores gols e as estatísticas dos melhores jogadores.

Lucas, Rafaela, Matheus Medeiros e Matheus Cunha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário