quinta-feira, 2 de junho de 2016

Como os jogos virtuais afetam na vida acadêmica?



Se você que está lendo agora, joga algum tipo de jogo virtualmente, com certeza sua mãe já reclamou com você, dizendo que você teria que parar de jogar para ir estudar. Escola contra jogos eletrônicos, um dos maiores tópicos geradores de discussão entre pais e filhos.

Muitos pais acham que o fato de seu filho estar jogando irá afastá-lo da sua vida social e, principalmente, escolar, fazendo com que ele se dedique menos aos estudos e, em consequência, tire notas baixas. Porém, alguns cientistas já comprovaram que, se o indivíduo souber administrar o seu tempo, ele poderá continuar com um desempenho excelente. Sendo assim, pelo visto, estamos em um impasse. De um lado os pais e a escola dizendo que os vídeo games são prejudiciais e do outro lado os jogadores e diversos cientistas defendendo a sua tese. 

Diversas pesquisas estão mostrando que os jogos podem vir a trazer certo impacto negativo quando o assunto é escola, porém não podemos dizer que apenas o tempo jogado é o único fator levado em conta, temos que analisar mais quatro outros fatores distintos: conteúdo, contexto, estrutura e mecânica.

Para concretizarmos a nossa opinião sobre tal assunto, precisamos entender os dois lados da moeda.

Os jogos ajudam na escola da seguinte maneira: a capacidade cognitiva do aluno (a) será afetada de maneira positiva, pois ele irá ter melhor capacidade de absorver, raciocinar e se concentrar, pois todas essas capacidades são requeridas nos jogos. Outro aspecto seria a melhora na coordenação motora, pois enquanto jogamos temos que ter a capacidade de utilizar os botões corretos no controle/teclado e, ao mesmo tempo, se concentrar em realizar as metas propostas pelo jogo. O último aspecto positivo seria a melhora na atenção visual. Os reflexos do jogador podem vir a ficarem mais apurados, no entanto a habilidade, em relação aos reflexos, utilizada nos jogos pode não ser a mesma necessitada na escola.

Os jogos de maneira negativa na escola: excesso de peso e obesidade é uma das coisas que mais ocorre com jovens que começam a jogar jogos, pois, eventualmente, as pessoas que jogam ficam viciadas e acabam ficando muito tempo em frente ao computador ou na televisão, e pouco tempo realizando atividades físicas. Isso se junta com a provável má alimentação que ocorre, pois o jogador irá preferir opções que contenham açúcar, pois dará mais energia e ele poderá se manter mais tempo jogando. As pessoas que jogam, acabam se estressando nos jogos quando as coisas não ocorrem do jeito planejado, então elas acabam ficando muito estressadas. Este comportamento repetitivo acaba modificando o humor do jogador e ele poderá vir a ter crises de raiva durante o seu dia. A anti socialidade é causada pelo vício nos jogos. O jogador certamente irá preferir ficar jogando a sair com seus amigos, pois ao começar a jogar, em geral, o jogador acaba se viciando e acaba não parando de jogar, assim, posteriormente ele poderá ficar sem amigos e isso afetará muito em sua vida social. Então podemos concluir que todos esses fatores iram afetar de maneira significativa no rendimento do aluno.

Além desses fatores, é viável levar em consideração o conteúdo do jogo que, á depender da criança, pode vir a influenciar severamente em sua vida. Existem diversas pesquisas científicas que compravam que jogos violentos influenciam no comportamento do seu jogador e irá influenciar mais ainda se ele for mais novo, pois ainda não tem as suas ideias formadas, então, em sua cabeça, os atos realizados nos jogos podem ser interpretados como algo certo, e nos piores dos casos a criança/adolescente pode vir a repetir atitudes extremamente agressivas e violentas, porém desta vez, na vida real. Uma pesquisa realizada pelo site Psicologado (https://psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/a-influencia-dos-jogos-eletronicos-violentos-nos-adolescentes) mostra o nível de indisciplina e disciplina dos alunos que jogam determinados jogos.


É muito importante observar este gráfico, pois podemos perceber que os jogos violentos (Counter-Strike, Resident Evil e God of War) não estão ligados ao mal comportamento acadêmico e social. Além disso, o doutor em psicologia clínica e professor da Texas University dos Estados Unidos, Christopher J. Ferguson, afirma que as pesquisas são conduzidas de maneira que “induzem” os resultados negativos. E o aumento de violência nas pessoas cuja pesquisa foi realizada podemos afirmar que é irrelevante.

Então, após analisarmos os dois lados da moeda,concluimos que a afirmação de que os vídeo games afetam no desempenho acadêmico é errada, pois isso depende de  pessoa para pessoa. Os jovens jogadores, se souberem administrar o seu tempo de maneira produtiva dividindo entre estudos e jogos, poderá adquirir um resultado possitivo em ambos. E em relação a influência, será levado em conta o quanto a criança está exposta a situações de violência, e isto sendo somado a jogos violentos com certeza modificará o comportamento do indivíduo.

Igor, Luca, Enzo e Alex

Nenhum comentário:

Postar um comentário