segunda-feira, 23 de julho de 2018

Aborrecentes


Por: Vitória, Clara, David, Nina e Expedito


Olá, caros leitores! J

Tristeza, cansaço, problemas de concentração, insônia... quem nunca passou por isso? Principalmente se você for um adolescente, fase em que há maior incidência desses sintomas. Mas, mesmo sendo sentimentos corriqueiros e “normais” para muitas pessoas, existem algumas que enfrentam todos eles a cada dia.

Temos em mente uma imagem estereotipada do adolescente, na qual comumente o intitulamos como “aborrecente”. Mudança de humor repentina, cansaço excessivo, choro frequente e isolamento social estão automaticamente relacionados à oscilação de hormônios que ocorre durante a puberdade e, muitas vezes, é identificada como apenas uma fase que ocorre ao longo da adolescência. Porém, ao pensarmos dessa forma, podemos deixar passar que isso tudo pode estar associado a uma das doenças mais frequentes entre jovens, a depressão.

A depressão, a ansiedade e o déficit de atenção são tabus na nossa sociedade e são encarados como problemas fúteis, que não apresentam nenhuma consequência. Por conta desse tipo de conduta, muitos adultos sofrem de distúrbios psicológicos como os citados acima. Cerca de 77% dos adultos com depressão tem histórico de sintomas também na infância ou adolescência. A forma omissa como a sociedade encara esses problemas “típicos de adolescentes” e a falta de dedicação para proporcionar ao jovem um ambiente confortável para se expressar podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos severos.

Grande parte dos adultos trata os adolescentes com maior rigidez, esquecendo que o adolescente também é um ser humano em fase de desenvolvimento assim como uma criança. Portanto, ao abordar um jovem, é importante medir as palavras e a forma de dialogar porque ele inda está em formação e necessita de um responsável que possa educá-lo da maneira mais conveniente.

É importante conversamos sobre esses assuntos que, muitas vezes, são evitados pelos adultos, porque, queiramos ou não, é um tabu em nossa sociedade, principalmente na comunidade jovem. Então, caso você se sinta de alguma forma atingido ou ofendido por algo que alguma pessoa disse ou fez, não se sinta envergonhado em falar para alguém, lembre-se que você não é o único e que sempre há alguém disposto a ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário