segunda-feira, 23 de julho de 2018

Aborto no mundo


Por: Maria Eduarda, Larissa, Manuella e Raquel


Oi pessoal, vocês já ouviram falar sobre o aborto? Então vamos falar sobre isso incluindo a posição de cada país sobre o assunto?

O aborto é a interrupção à gravidez. É um ato realizado para retirar o feto da barriga da grávida. Existem três tipos de aborto: o espontâneo, que acontece a partir de complicações na placenta ou fatores psicológicos, muitas vezes sem depender da mulher; o aborto induzido, quando ocorre um procedimento para retirar o feto, algumas vezes por conta de a gravidez ter sido resultado de um estupro, por opção da mulher ou por conta de uma malformação do feto. Em muitos países, a interrupção à gravidez não é permitida, ou seja, é considerada ilegal. A pena de cadeia para quem está ilegal varia entre os países.

Grande parte da população no Brasil é contra o aborto e acha que tirar a vida de alguém não é certo. Atualmente, está entrando em debate a legalização do aborto para evitar as mortes maternas e morte do feto, mas nada ainda foi decidido e continua em debate.

No Brasil o procedimento é permitido apenas quando há casos de violência sexual, risco à vida da mãe ou ao feto. Polônia, Argentina e Chile também seguem essa regra. A Irlanda é considerada o país mais restritivo em relação às leis do aborto, podendo realizar procedimentos somente quando há risco de vida à mulher. Em Portugal, é permitido o procedimento até a 10a semana de gestação. Em países como Alemanha, Uruguai, México e Rússia, o aborto está dentro da lei até a 12a semana. Na França e na Espanha, até a 14a semana, e na Áustria, até a 16a semana. Na Holanda é permitida a retirada do feto até a 22a semana, e na China e nos Estados Unidos o aborto é totalmente legal, porém isso pode trazer a morte de muitos e, às vezes, prejudicar a sociedade. Nos países em que há um limite de semanas para realizar o procedimento, existem circunstâncias para ultrapassar esse ”prazo”, como: complicações na formação do feto, malformações ou se acontecer algo que possa prejudicar a vida da gestante.


A pena na cadeia para quem realiza o aborto ilegalmente varia de 1 (um) à 10 (dez) anos em todos os países. O procedimento para abortar é um ato bastante arriscado a partir de um certo ponto da gestação, pois no final e no meio da gravidez os riscos são muito grandes de acontecer complicações e trazer prejuízos para a vida da mãe ou do bebê. Em geral, a maioria dos países só permite o procedimento de retirada do feto até 14 (quatorze) ou 16 (dezesseis) semanas por conta dos riscos. O aborto vem sendo bastante abordado na sociedade atual e é algo para se discutir muito, pois é um assunto amplo, coloca a vida de muitas mães em risco e pode trazer muitos prejuízos para quem não quer ter filhos ainda, porém engravidou, ou para as mulheres que sofreram estupro.

Alguma dúvida? Pesquise mais nos sites:


Obrigada por tirar um pouco do seu tempo para ler nosso texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário