segunda-feira, 23 de julho de 2018

DEEP WEB


Por: Vítor, Rafael Rodrigues, Rafael Gorges, João Francisco e Pedro Henrique


Há muitas coisas acontecendo neste exato momento e a gente não tem a mínima ideia do que está ocorrendo. Coisas que não temos noção do que é, por exemplo, o “lado escondido” da internet, a Deep web, também conhecida como charter web, algo sobre o qual poucas pessoas falam, porém precisamos conhecer e tomar muito cuidado. Esse lado escondido ocupa cerca de 93% da web, deixando apenas 7% disponível para os usuários do Google Chrome, Microsoft Edge, Firefox etc.

A internet na qual navegamos não representa nem 1% do total da rede, já que especialistas afirmam que a deep web pode ser até 500 vezes maior do que a rede conhecida. Dentro da rede, existem algumas camadas:


A common web: que consiste na rede conhecida na qual é possível acessar com os navegadores padrões como o Google e o Edge.

A surface web: é a parte da web em que começam a ser encontradas coisas incomuns, porém ainda é possível acessar esses sites de uma forma fácil, sem ter que fazer algum download.

A berigie web: última camada da área simples da rede. Nessa parte, também é possível encontrar algo incomum, como na Surface web, porém, para acessar os sites, é preciso um navegador específico como o tor ou semelhantes, no qual o usuário pode navegar como um anônimo.

A charter web: também conhecida como a deep web, a charter web só pode ser acessada a partir do navegador tor. Ela é dividida em duas partes. A primeira é a parte que é possível acessar sem muita dificuldade e a segunda parte é restrita, com sites criptografados.

A mariana’s web: é a divisora de águas da deep web fácil e da deep web restrita. Nesse ponto, tudo fica mais sério. Nessa área, pode-se encontrar pessoas muito perigosas como crackers, assassinos, pedófilos, maníacos, bankers. Existem algumas teorias que afirmam que a mariana’s web é dividida em três partes:

Level 1: documentos de governos, tendo uma rede criptografada e segura;
Level 2: nessa área, se encontram pessoas que tentam dominar a área três da mariana’s web. Também são negociados bilhões de dólares aqui;
Level 3: aqui se encontra o que se quer e o que não se quer ver. Elites de crackers e negociações multimilionárias acontecem nessa área.

É importante ressaltar que tudo que foi escrito nessa matéria se baseia em dados de alguns sites que o grupo selecionou. Tudo que foi escrito não passa de apenas teorias que podem ser verdadeiras. Para a sua própria segurança, não entre nesses sites, pois são perigosos e podem ter conteúdo indesejável. VOCÊ JÁ FOI AVISADO.

Por que a Deep Web é conhecida por ser tão maligna?

Talvez você deva estar pensando... Por que os criminosos usam a Deep Web ao invés da “Internet comum”? Porque na “nossa Internet” podemos ter uma segurança maior, mas não anonimato. Na Deep Web, acontece o contrário, você não tem segurança, mas tem anonimato, impedindo os criminosos de serem rastreados e presos, então ali eles postam o que quiserem, pois ninguém pode impedi-los.

A Deep Web não é só trevas...

Mesmo depois de tudo o que falamos, a Deep Web não é só um portal virtual para o inferno. Ela também tem sua parte boa, pois dizem que 93% de tudo que tem na internet está somente acessível lá, então apesar de suas pesquisas no Google te levarem a milhões de resultados, na Deep Web existem muito mais. Então, tudo que existe na internet superficial está de uma forma muito maior e mais agressiva na Deep Web, mas isso vale para as coisas boas e ruins. Então, lá você encontrará assassinos de aluguel e pedófilos, mas também encontrará materiais didáticos nunca vistos antes, músicas, livros perdidos e também algumas informações confidenciais de governos. Falando nisso, muitas pessoas usam a Deep Web como uma forma de burlar a censura em países em que a internet é fortemente vigiada, como China e Coreia do Norte. Mas, obviamente, é preciso saber navegar com bastante cuidado, porque volta e meia você pode acabar em um site sobre tráfico de drogas etc. É melhor tomar cuidado, usar um computador com antivírus bom e sem nenhuma informação confidencial e desviar de certos sites para não se traumatizar, porém, de preferência, não entrem na Deep Web!


Equipe:

REDATOR: Rafael Cezimbra, Joao Francisco e Vitor Bahia
ILUSTRADOR: Vitor Bahia
REVISOR: Rafael Gorges e Pedro Henrique
PESQUISADOR: Pedro Henrique, Rafael Gorges, Rafael Cezimbra, Joao Francisco e Vitor Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário