segunda-feira, 23 de julho de 2018

Transgenericidade


Por: Vitória, Clara, David, Nina e Expedito


Olá, caros leitores!

Neste post, viemos trazer um assunto bem delicado que vem ganhando evidência e causando dúvidas em muitas pessoas. A sigla LGBT+ significa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e outros (por exemplo, intersexuais, pansexuais etc.). Mas, enquanto “lésbicas, gays e bissexuais” se referem à sexualidade, “transgêneros” se refere à identidade de gênero. 
A transgenericidade é muito confundida com a orientação sexual, mas a relação entre os dois é quase nula. Para entender esses conceitos, é preciso separar três elementos em uma pessoa: orientação sexual, identidade de gênero e sexo biológico.

- Identidade de gênero tem a ver com como o indivíduo se identifica (mulher, homem, algo entre os dois ou nenhum).           
  • Transexualidade: quando o indivíduo não se identifica com seu sexo biológico. Por exemplo, uma pessoa que nasceu “fêmea” (sexo biológico feminino) mas se identifica com o sexo oposto. Então, sua identidade de gênero é masculina, o que faz dele um homem transexual e vice-versa.
  • Não binarismo: quando o indivíduo não se identifica 100% com o sexo feminino nem 100% com sexo masculino.
  • Agênericidade: quando o indivíduo não tem gênero, tem gênero neutro, ou ausência de identidade de gênero. Algumas pessoas são agênero por não entenderem bem seu gênero, ou simplesmente por não ligarem para o tal.

- Orientação sexual está relacionada a com que pessoas o indivíduo se relaciona. 
  • Homossexual: pessoa que se interessa romanticamente/sexualmente por pessoas do mesmo sexo.
  • Heterossexual: pessoa que se interessa romanticamente/sexualmente pelo sexo oposto.
  • Bissexual: pessoa que se interessa romanticamente/sexualmente por pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto.
  • Pansexual: pessoa que se interessa romanticamente/sexualmente por qualquer indivíduo, incluindo agêneros e não binários.
  • Assexual: pessoa que se não interessa romanticamente/sexualmente por ninguém.

- O sexo biológico de um ser humano é definido pela combinação de seus cromossomos com sua genitália. Elas são: 
  • Macho: possui pênis, testículos e cromossomos XY.
  • Fêmea: possui vagina, ovários e cromossomos XX.
  • Intersexuais: é uma irregularidade que pode se manifestar de formas diferentes, seja por conta de as gônadas (ovários e testículos) apresentarem características intermediárias entre os dois sexos, ou o aparelho genital não condizer com o tipo cromossômico.

O Brasil lidera o ranking de assassinatos contra transgêneros. Além disso, a OMS ainda trata da transexualidade como uma doença. É o reforço de uma agressão contra toda a comunidade LGBT+. Existe um grande debate sobre se a transgenericidade se trata de uma doença ou não. E você, o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário