quinta-feira, 25 de julho de 2019

Met Gala 2019 - Bizarrices e extravagâncias dos looks das celebridades

Por: Louise, Isabel, Maria Eduarda, Luana Paiva e Júlia

Você conhece o Met Gala? Todos os anos, na primeira segunda-feira do mês de maio, o mundo da moda dá atenção completa para esse desfile, evento dos mais exclusivos, únicos e originais. 
Esse evento acontece no Metropolitan Museum Of Art, em Nova York, e reúne designers estrelados, famosos do universo fashion, e até mesmo da música e uma infinidade de celebridades. Um convite individual para esse baile custa cerca de 30 mil dólares. Já um convite em grupo custa cerca de 275 mil dólares e a compra só pode ser realizada se você for convocada ao evento. Baratinho, né, gente? Nada que te faça falta!
Os anfitriões do evento “burguês” desse ano foram Lady Gaga, a cantora que conquistou grande destaque até hoje, Serena Williams, tenista sensacional que é atleta mulher que mais ganha no mundo inteiro, e Harry Styles, cantor que seguiu carreira solo após a separação da banda pop One Direction, que já foi extremamente famosa. 
O tema do Met Gala desse ano foi Camp: Notes on Fashion, inspirado no ensaio de nome similar Notes on Camp, da filósofa norte americana Susan Sontag. 
Mas qual seria o conceito de Camp? Susan Sontag definiu que o Camp é um estilo extremamente extravagante, que deve ser executado com leveza e normalidade, mesmo chamando muita atenção, não-natural. Dentro do estilo Camp, existem momentos felizes, mas não uma vida feliz. Todos esses momentos têm que ser aproveitados ao extremo, chamando o máximo de atenção, mas a pessoa que usa a roupa deve se comportar como se não tivesse usando algo extremamente chamativo, apenas uma roupa casual. A escritora Susan Sontag definiu o estilo Camp como: “looks propositalmente irônicos, engraçados, fantasiosos, teatrais e muitas vezes cafonas”. 
Achamos esse estilo extremamente interessante, não um simples estilo que foi estereotipado por ser chamativo. Acreditamos que o mundo da moda tem críticas extremamente grandes por trás de suas obras, e o Camp trata exatamente sobre isso, quebrar os padrões, usar algo fora do casual e não seguir o que a sociedade impôs com o tempo.
As celebridades que foram convidadas ao evento vieram com uma estética não adaptada ao seu dia-a-dia. Looks exóticos, únicos e chamativos atraíram a atenção de muitas pessoas em suas redes sociais. Um exemplo disso é a composição pomposa da roupa da modelo Kylie Jenner, que usou um vestido lilás com bordados e dois grandes pompons em seus braços. Um outro exemplo de look chique e fino, porém fora do usual, é o do casal Cole Sprouse e sua namorada Lili Reinhart. O ator usou um smoking preto e delicado. Já a atriz Lili, abusou do uso de um vestido curto de renda prateada, com uma textura diferenciada.
Segue um trecho que extraímos da revista de moda Marie Claire: “Um conceito estético, uma prática social ou sensibilidade, o camp é tudo aquilo que atrai o olhar pelo que é considerado de mau-gosto ou que tenha uma provocação irônica pela inadequação. Nas palavras de Sontag, é “amor pelo antinatural: do artifício e do exagero”. A palavra "camp" vem do verbo francês "se camper", que se traduz em "fazer uma pose exagerada"”
A escritora Susan Sontag disse que o estilo é definido como extremamente artificial, estereotipado, fora do natural, “vulgar”, que muitas vezes é um conceito que é definido pela sociedade. Susan também disse que em todo o processo de criação do look , ocorre uma explosão criativa que envolve todos os aspectos que são criticados pela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário