segunda-feira, 29 de julho de 2019

A verdadeira história dos vilões da Disney


Por: Luana Silva, Karina, Amanda, Daniel e Cauã



Vcs já pararam para pensar que os vilões da Disney podem ter um motivo para serem assim? Depois de algumas pesquisas, percebemos que existem outras versões dessas histórias que contam além do que são mostrados nos contos de fadas, onde os vilões passam por situações que justificam sua personalidade maléfica.


A Úrsula, por exemplo, na verdade é filha de Poseidon. Tritão, seu irmão mais velho, sabia que quando Úrsula crescesse e adquirisse seus poderes ela teria uma forma monstruosa, forma de polvo, então resolveu abandoná-la ainda bebê, no meio de uma aldeia de humanos e deixá-la para morrer. Um jovem pescador, que queria muito ter uma filha, a achou e a adotou. Úrsula cresceu junto ao pai adotivo, mas sempre teve um estranho desejo de se jogar, de um precipício, no mar. Até que um dia ela se jogou e, como esperava, não morreu, mas sim conseguiu nadar e respirar debaixo da água, descobrindo assim seus poderes, porém muitas pessoas viram o acontecido e deduziram que ela se tratava de uma bruxa. As pessoas, então, prenderam-na em uma caverna, e seu pai adotivo a resgatou, soltando-a. Porém, quando foram fugir, ele ficou para trás e foi morto no lugar de sua filha. Assim, a única pessoa que Úrsula tinha realmente amado em toda a sua vida havia sido morta. Úrsula passa muito tempo praticando seus poderes e quando conseguiu dominá-los voltou à aldeia e a destruiu, se vingando das pessoas responsáveis pela morte do pescador. Antes que ela pudesse destruir a aldeia por completo, Tritão chega e conta a ela que ela tem que se acalmar, pois é, na verdade, uma princesa perdida, filha de Poseidon, seu pai, o que os tornam irmãos, e que seu pai biológico a quer de volta no reino de Atlântida, enganando-a totalmente e distorcendo completamente a real história. Para que ela voltasse e fosse a dona do reino, como Tritão havia prometido, ela teria que mudar sua forma para a de uma sereia. Inicialmente resistiu, pois adorava sua forma real. Porém, diante de todas as propostas feitas por Tritão, acabou aceitando. No reino, ela se envolveu em várias brigas com Tritão por conta da aparência que ela era obrigada a usar e por isso foi expulsa de Atlântida. Desde então, Tritão proibiu a pronúncia do nome da irmã no reino, até que um dia ele resolveu ir até a casa dela e contar toda a verdade, além de ofendê-la, chamando-a de feia e que por isso não era aceita no reino. Úrsula, então, se revoltou. Ela amava a sua real aparência e não aceitava que ninguém falasse mal dela e desde aquele dia ela se transformou na bruxa terrível que não gosta de sereias e com desejo de vingança à pessoa que mais a fez sofrer: Tritão. Por isso, faz mal a Ariel, que é o conjunto de tudo que ela mais odeia.

Então, convencidos de que os vilões não são os completos errados nas histórias? Aqui vai outra história, dessa vez da Rainha Má:
Seu pai não tratava Grimhild bem, a chamava de inútil e feia, pois sua mãe tinha morrido no parto e desde então seu pai a culpava. Ela era uma camponesa, filha de um artesão que fazia os melhores espelhos da aldeia. Seus espelhos eram de tão boa qualidade que até o rei foi conhecê-los. Ao chegar na casa do artesão, encontrou Grimhild (Rainha Má) por quem se apaixonou completamente. Alguns meses depois, o pai de Grimhild morreu e o rei (que era viúvo) foi até ela para consolá-la, e a pediu em casamento. A futura rainha, ao conhecer Branca de Neve, se apaixonou totalmente e a tratava como uma filha, porém sempre contava para Branca sobre sua mãe.

O rei acreditava que ele deveria enfrentar o que seus guerreiros enfrentavam, por isso todas as guerras que a sua tropa participava ele guerreava. Por isso a rainha se sentia muito sozinha. Ao se casar com o rei, recebeu um espelho como presente e, desde então, se sentiu observada, até que um dia ela estava no quarto e ouviu alguém chamá-la. Porém, ela estava sozinha e ao olhar o espelho quase desmaiou, pois havia uma espécie de rosto nele. Com o passar do tempo, o espelho se apresentou como o pai da rainha. Ela ficou horrorizada, porém aliviada, pois após morrer seu pai tinha recebido o que merecia, o seu espírito dentro do espelho. Depois de um tempo, o rei morreu e com isso a rainha ficou muito triste. Para se sentir melhor, ela perguntava ao espelho todos os dias quem era a mais bonita do Reino e o pai, como forma de castigo, sempre dizia que era ela, até um dia que isso virou uma obsessão doentia. Branca havia crescido e virado uma bela mulher, então o espelho disse um dia que ela era a mais bela, deixando a rainha indignada. Grimhild então resolveu se vingar de Branca para que possa voltar a ser mais bela. A partir desse momento ocorre a história que todos nós conhecemos. Ou seja, a Rainha Má só se vingou da Branca por uma espécie de feitiço, em que ela queria ser a mais bela.

E aí? Entenderam o lado dessas duas vilãs? Toda história tem dois pontos de vista. De que lado você está?

Redatores: Luana Lima e Karina Uckonn
Revisor: Daniel Rodrigues
Ilustradora: Amanda dourado
Pesquisador: Cauã Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário