quarta-feira, 27 de agosto de 2014

“SECRET: share with your friends, but NOT secretly”


Com certeza vocês já ouviram falar do Secret, um aplicativo gratuito criado em 30 de janeiro desse ano que fez sucesso rapidamente. Semana passada ele foi o aplicativo mais baixado na App Store.

O app é uma plataforma para compartilhar informações anonimamente com outras pessoas que também utilizam o serviço.

Quando o aplicativo é baixado, você tem a opção de se registrar ou conectar com o Facebook, permitindo o acesso à sua lista de contatos. Segundo os criadores, David Mark Byttow e Chrys Bader-Wechseler, é impossível saber quem divulgou uma publicação.

A ideia inicial do Secret é boa. Seria um aplicativo onde você poderia contar todos os seus segredos, até mesmo os mais íntimos, sem ninguém descobrir quem está falando. É uma ótima ideia para quem precisa desabafar, já que é possível interagir através de comentários, que podem ser até reconfortantes para alguns, além de perceber que você não está sozinho no mundo. Porém, o aplicativo não é tão seguro assim... As pessoas podem divulgar nomes e acionar a justiça em caso de ofensa pelo que você postou, revelando, assim, sua identidade.

Algumas pessoas usam o Secret por diversão, contando coisas engraçadas e interessantes, porém no Brasil o cyberbullying está muito presente, além da difamação e exposição da intimidade de usuários, o que pode acabar levando à exclusão do aplicativo ainda nesse mês.

Redatora: Vanessa Daltro
Revisora: Natália Mota
Ilustradora: Amanda Aragão

Pesquisadora: Liz Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário