terça-feira, 2 de setembro de 2014

Secret or not?

O SECRET é um aplicativo criado nos Estados Unidos, em janeiro de 2014. Foi desenvolvido por David Mark Byttow e Chrys Bader-Wechseler, dois ex-funcionários do Google, com o intuito de as pessoas desabafarem os seus maiores segredos anonimamente e receberem comentários também anônimos que as ajudassem a enfrentar os seus problemas. No Brasil, entretanto, esse aplicativo tem se tornado uma rede social em que pessoas postam segredos de outras e, na maioria das vezes, acabam ofendendo e humilhando as outras em público.

Esse aplicativo também fornece a opção de você conectá-lo com os seus contatos e/ou com o seu facebook. Sendo assim, você poderá ver os posts dos seus amigos e dos amigos dos seus amigos, podendo acompanhar os segredos de pessoas de outras cidades, estados ou até países diferentes. Em junho deste ano, foi lançado um novo recurso chamado Dens que possibilita que os usuários criem grupos particulares para postarem os seus segredos.

O aplicativo apresenta riscos para os que participam e para os que não participam, pois todos podem ser submetidos a uma exposição virtual que pode se tornar cyberbullying. O secret também vem preocupando as escolas, pois os educadores não querem que os seus alunos sejam submetidos a exposições nessa rede social. Além disso, para quem pensa que é totalmente anonimato, não é! Você pode ser identificado através do rastreamento do ID. Então, mesmo que seus posts sejam anônimos, se você praticar racismo, bullying ou algo do tipo a polícia poderá encontrá-lo.

No Brasil, tivemos alguns casos de processos, como por exemplo o de Bruno Henrique, paulista, que teve uma foto íntima divulgada e entrou com uma ação na justiça. No Brasil, tivemos muitos casos desses, em que muitas pessoas foram atingidas.

Chegamos à conclusão, que, no Brasil, as pessoas não utilizaram o secret da forma devida, e que se deve repensar se este aplicativo deve permanecer funcionando. O intuito do secret não era ofender, mas essa foi a principal utilidade para a maior parte das pessoas.
              
Redatora: Yasmim Leal
Revisora: Marianna Deprá 
Ilustrador: Caio Matos
Pesquisadora: Louise Cerqueira


Um comentário:

  1. É legal ter aplicativos como esse para podermos desabafar, mas infelizmente aqui no Brasil se tornou mais uma forma de atingir aos outros! :(

    ResponderExcluir