segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dinossauros

Conhecendo os Dinossauros 

Os dinossauros surgiram em nosso planeta na Era Mesozoica, conhecida, por isso, como Era dos Grandes Répteis. Esta era data de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás.  Os enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e insetos. Tinham uma grande dificuldade de deslocamento em função de seu peso.

A teoria da extinção dos dinossauros 

A teoria mais aceita para explicar a extinção dos dinossauros é a que defende a queda de um asteroide na região do atual México, no período Cretáceo. De acordo com paleontólogos, esse asteroide teria aproximadamente 14 km de diâmetro e no momento do impacto, levantou uma nuvem de poeira que cobriu a Terra por meses, impedindo a penetração de raios solares. Muitos animais e vegetais morreram com a falta de luz solar. Sem alimentação abundante, os dinossauros foram morrendo. 

 Alguns especialistas acreditam em outras teorias: uma delas é a teoria de Sherman Silber, que acredita que os dinossauros sumiram por falta de parceiros; o entomologista Stanley Flandres observou que as lagartas podem causar devastações em vegetações. Ele supôs que as larvas das primeiras mariposas e borboletas teriam rapidamente desnudado a paisagem vegetal cretácea, causando a morte de milhares de dinossauros herbívoros, o que consequentemente causou a morte de seus predadores mais fortes.

Descendentes dos dinossauros:

Os paleontólogos analisaram diversos fósseis de dinossauros e chegaram a algumas conclusões. O velociraptor, por exemplo, evoluiu para algumas espécies de aves que conhecemos hoje. Animais como o dragão de comodo e diversas espécies de lagartos também são parentes diretos de alguns tipos de dinossauros.

Curiosidade:

A palavra dinossauro foi criada Richard Owen e significa lagartos terríveis; os dinossauros são classificados em grupos sendo eles:
  • saurópodes (dinos com bacia de réptil);
  • terópodes (predadores);
  • ceratopsídeos (animais com adornos na cabeça);
  • anquilossauros (dinos blindado e com “porretes” na cauda);
  • estegossauros (com carapaças nas costas);
  • ornitópodes (com bico de pato).

Foram descobertas mais de 700 espécies até agora, pois elas nunca param de ser descobertas.

O maior dinossauro foi descoberto na argentina, denominado argentinossauro; tinha 45 metros de comprimento e pesava 85 toneladas.

Adne, Pedro, Victor Gonçalves e Mateus

                                                                                                                 

2 comentários:

  1. muito interessante esse post traz varias curiosidades sobre os dinossauros e coisas que as pessoas podem não saber.

    ResponderExcluir
  2. adorie tudo, mas nao gostei do efeito branco nas palavras

    ResponderExcluir