sexta-feira, 1 de maio de 2015

Umbigo? Eu tenho! E você?

Umbigos? Todos nós temos, porém você já deve ter se perguntado se os outros animais também têm. Os mais curiosos podem até ter olhado seus cachorros e gatos à procura de um e não terem achado, mas a verdade é que mesmo que você não tenha encontrado, todos os animais placentários possuem um.

Os placentários são o maior grupo de mamíferos. Eles se desenvolvem no útero da fêmea, através da placenta, nascendo em estado avançado. Os animais que nascem de ovos não têm essa cicatriz porque não possuem um cordão umbilical ligando o feto à placenta.

"O saco vitelino, que se comunica com o abdome do embrião, no ovo, é totalmente reabsorvido após a eclosão, não deixando vestígios." (Francisco Blazquez, professor titular de Anatomia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP). Ou seja, quando o bebê nasce o saco vitelino vai sumindo sem deixar vestígios.

O mais fantástico é que, apesar de os humanos esterilizarem a tesoura para cortar o cordão umbilical, com a limpeza muito cuidadosa do coto do bebê, a cicatriz do umbigo é bastante perceptível. Já com os outros placentários, o procedimento funciona de uma maneira ‘selvagem’, pois o cordão é cortado pelos dentes da mãe que lambe o filhote para remover as membranas fetais que são uma fonte de nutrientes para a fêmea.

Uma das explicações para o umbigo humano ter a cicatriz é que existe uma camada adiposa subcutânea mais densa que a dos outros animais, deixando a pele erguida e salientando a cicatriz.

Uma outra explicação é que os tecidos abdominais são absorvidos com mais rapidez pelo corpo humano do que pelos dos outros animais, desaparecendo com o tempo. Com a ajuda dos pelos, fica mais difícil perceber a cicatriz.

Nosso grupo escolheu esse tema por ser muito curioso e intrigante. O umbigo pode até ser encarado por algumas pessoas como um detalhe insignificante, mas pode gerar uma série de perguntas curiosas. É algo divertido e fora do comum.

Esperamos ter trazido um pouco de informação para vocês, leitores.

Pesquisadoras: Lara Alencar e Nathalie Cerqueira
Redatores: Raffaela Bruni e Beatriz Calil
Revisora: Lara Alencar

Ilustradora: Nathalie Cerqueira

4 comentários:

  1. Parabéns pelo o texto! Uma curiosidade muito interessante!!

    ResponderExcluir
  2. #meucachorrotemumbigo

    ResponderExcluir
  3. achei esse texto muito interessante porque tratam de coisas de hoje em dia que são importantes #gosteimuito

    ResponderExcluir