quarta-feira, 11 de maio de 2016

ADAPTAÇÕES: LIVROS VS NAS TELAS

ATENÇÃO: ESSE POST CONTÉM MUITOS SPOILERS DOS LIVROS, FILMES E SÉRIES CITADAS!

Você já deve ter visto um filme/série baseado ou adaptado de um livro ou ter lido um livro que virou filme/série.  As diferenças são variadas, de pequenas a grandes; além do mais, o livro contém mais coisas: é a história original e o leitor usa a imaginação para vivenciar as narrativas, diferente do filme/série.  Então, escolhemos alguns exemplos de adaptações para as telas e falaremos sobre eles, comparando-os. E lá vamos nós! Era uma vez algumas adaptações...


PERCY JACKSON & OS OLIMPIANOS

Cronos no segundo filme? Luke ser do mal até o fim?! E, ainda por cima, devorado pelo Titã?  De 12 para 16 anos? De “Você baba enquanto dorme” para “Tenho fortes sentimentos por você”, Annabeth? De SPA para parque de diversões? Percy-porquinho-da-Índia, cadê você?

Uma adaptação, em nossa opinião, detestável.  Ao comparar os filmes e os livros ficamos de coração partido. Mesmo. A impressão é: por acaso esse roteiristas (que parecem ser posers, mas ok) sequer se deram o trabalho de ler direito os livros?
Descobrimos que a idade dos personagens foi mudada, pois, se fossem mais velhos, o filme seria mais “atrativo”. E parece que alguém esqueceu uma coisa mega importante: semideuses não podem usar celular, pois atraem monstros! E a Grande Profecia? Nem está tão explícita no filme. E o herói? É Percy mesmo?

A PROFECIA

"Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar."

O filho de um dos deuses antigos é, de fato, Percy. Mas o herói que realmente salvou o Olimpo das garras de Cronos foi... LUKE CASTELLAN! Ao mudarem esse importante fato, a reputação de Luke desmoronou. Afinal, quem amaria o idiota que ele virou no filme? No livro, a maioria dos leitores, claro, perdoou o semideus, pois ele se arrependeu e salvou o mundo, mesmo que o preço fosse tirar a própria vida, já que Cronos tinha possuído seu corpo.

CONCLUSÃO

Concluímos, então, que, apesar de pontos positivos, como o humor que o filme traz, as cenas de ação e os efeitos especiais, o fato de que eles envolveram a realidade e o mundo que vivemos com a mitologia grega (o que também tem no livro), se você leu a saga de Rick Riordan, você vai ficar com raiva, irritado, decepcionado ou triste. Ou tudo isso ao mesmo tempo. Mudaram as personalidades, as idades, a história, quase tudo. Não só mudaram, pioraram.


Dá para perceber que, ao lançarem dois detestáveis filmes apenas quando a história tem 5 ótimos livros (sem contar os outros 5 da outra saga que é continuação da primeira), tentaram resumir toda a saga no 2º filme! Se eles não conseguem fazer um filme de um livro só direito, com o Ladrão de Raios, IMAGINE UM FILME COM OS OUTROS QUATRO LIVROS! Mudaram completamente a história no Mar de Monstros para fazer sentido. Já explicamos resumidamente o  final do último livro, mas na versão adaptada para as telonas acontece o seguinte: Cronos ressurge e vira um monstro gigante feito de pedrinhas, devora Luke como fez com seus filhos e depois Percy enfia a espada no peito de Cronos e desce até o chão, partindo o monstro em pedaços. E o pior, no final, Thalia renasce só depois que Cronos é derrotado. E assim acaba, não fizeram mais sequências. Logan Lerman, o ator (que é muito bom por sinal, porém não tem muito a ver com Percy Jackson, além de ser bem mais velho) afirmou que não terá outro filme. Deixaram de explorar a Thalia e ótimos personagens, como o Nico e a Bianca, irmãos filhos de Hades. Olhando para os já lançados, imagine que diabos seria outro filme...


INSTRUMENTOS MORTAIS

O lançamento da série adaptada da saga de livros “Instrumentos Mortais”, “Shadowhunters” criou uma grande expectativa nos fãs, já que o filme baseado no primeiro livro da coleção foi um desastre. Mas, aparentemente a série também é (infelizmente L). Entenda o porquê :

·       Fraca atuação dos personagens principais

Na aparência dos personagens, o diretor  McG (Joseph McGinty) caprichou. Os personagens estão mais fiéis às características do livro que no filme, emborae a Clary Fray da série pareça uma oxigenada. Porém os atores Dominic Sherwood (que interpreta Jace Wayland) e Katherine McNamara (que interpreta Clary Fray) não conseguiram capturar a personalidade dos personagens. Clary é tímida e indecisa, e apenas no meio da história começa a ganhar um pouco de confiança. A Clary da série no primeiro episódio demonstra ser forte, independente e com atitude. Já Jace é orgulhoso, confiante, metido e não costuma demonstrar seus sentimentos com facilidade. O Jace da série se apaixona por Clary à  primeira vista, e não tenta esconder seus sentimentos por ela. Apesar desse romance que começou no momento errado, que se inicia apenas no final do primeiro livro, muitos fãs amaram e shippam o casal <3

·       O Instituto

Descrito na trama literária como uma ANTIGA igreja onde poucos Caçadores de Sombra frequentam para treinar, os produtores resolveram mudar totalmente a caracterização do Instituto para algo MODERNO, atual, cheio de novas tecnologias avançadas e é como se fosse o “point” dos Caçadores de Sombras.

·       A relação entre Alec e Magnus

Alec Lightwood (interpretado por Matthew Daddario), no final do primeiro livro, demonstra a sua homossexualidade após uma discussão com Clary causada por apresentar ciúmes de Jace. Após essa revelação, no desenrolar da história ( mais especificamente no terceiro e quinto livros) Alec cede a sua aparência de durão e estabelece uma relação com Magnus Bane, O Grande Feiticeiro do Brooklin. Já o Alec da série, num dos primeiros episódios, já revelava sua opção sexual . Ao saber disso, o Magnus da série (personagem muito fiel ao livro) impede o seu casamento arranjado (que não existe no livro) e ficam juntos.

A série, apesar de desenvolver uma boa história, é totalmente alterada, criando cenas que não aconteceram, deletando informações e diálogos importantes. Podemos citar, por exemplo, algo simples que não se era necessário mudar: a troca de profissões do (futuro) padrasto de Clary, Luke. Sua profissão, nos livros, é de bibliotecário, para não levantar suspeitas sobre sua vida noturna de ação, já que ele é um Lychantrope (lobisomem). Já na série, Luke é policial e seus colegas de trabalho sempre desconfiam dele (ele é até preso por suspeita de assassinato). É uma real loucura! Pelo menos, ele é um lobisomem.

Além dessas críticas, a série tem o mesmo rumo que os livros, só que com algumas mudanças no meio. Porém, se você não leu os livros e assistiu à série provavelmente adorou o enredo que a série leva.

Recomendo a série a todos acima de dez anos, por conter um pouco de violência, e para quem gosta de livros e séries na vibe de Harry Potter e Divergente.


A CULPA É DAS ESTRELAS

Um exemplo para as próximas adaptações. Faltaram alguns detalhes, mas nos emocionou tanto quanto o livro.  ALERTA: CONTÉM SPOILER

O romance de John Green, que nos emocionou tanto, foi o primeiro livro do autor a ganhar um espaço nas telas! E ficou muito bom. Foi uma das melhores adaptações de todos os tempos <3!

Mas é claro que tem seus defeitos, afinal nem tudo é perfeito. Mesmo assim, ainda precisamos de muitos lencinhos quando Gus morre.

Entretanto, no livro, não conseguimos ter certeza se Hazel morre, já no filme podemos ver que, na última cena, ela tira a sua cânula, que é vital para a sua sobrevivência. Não sabemos se foi a intenção do autor que ela morresse no filme, ou se foi um erro do diretor.

Os protagonistas... e Isaac:

Shailene Woodley – Hazel Grace: em nossa opinião, ela foi a melhor opção. Além de ela ter interpretado muito bem a personagem, Shai também tem características físicas semelhantes às de Hazel.

Ansel Elgort – Augustus Waters: apesar de não se parecer muito com o personagem descrito no livro, conseguiu nos emocionar tanto quanto o verdadeiro Gus <3

Nat Wolff – Isaac: no livro Isaac é loiro, já no filme o seu cabelo é totalmente preto. O que aconteceu, produção? No entanto, o ator conseguiu dar vida ao personagem, por mais que não parecesse com ele.

O DIÁRIO DA PRINCESA

Muitos assistem, poucos leem. Ah, se vocês soubessem o que realmente acontece...
Atenção: contém alguns spoilers!                     * = spoiler

Quando percebemos que o número de livros é quase o sêxtuplo do de filmes (são 11 livros e 2 filmes) já pensamos “Calma aí! Alguma coisa está errada”, certo? Certíssimo! Uma pena, pois uma excelente saga para adolescentes e jovens adultos, principalmente, se transformou em 2 filmes para crianças. Quer dizer, nós assistimos ao filme com mais ou menos 7 anos! E não seria nada legal ler os livros nesta idade, pois os temas são mais adultos, principalmente nos últimos livros, quando a protagonista – Mia Thermopolis – já estaria concluindo o Ensino Médio.

Sem dúvidas, essa foi a pior adaptação de todas que você pode ver aqui! Então, só para avisar, essa parte não é recomendável para quem ama o filme e pensa em ler o livro. Super traumatizante!          

Só observe algumas das infinitas mudanças...

A Rainha Viúva Clarisse Renaldo: a avó de Mia, no filme, é um amor de pessoa. Super carismática e paciente. Que interessante. Muito engraçado mesmo. No livro, a rainha é uma megera surtada. Mais do que qualquer um, Clarisse, também conhecida como Grandmère, planeja arruinar a vida da pobre neta. Digamos que em apenas 1% de toda a saga ela chegou perto da imagem que temos de “Vovó”.

Fat Louie: não passa de um “figurante” nos filmes, mas está entres os três seres mais amados pela princesa. Mia sempre fala dele em seu diário. O nome do gato é Fat Louie, pois seria muito gordo. A tradução seria “Gordo Louie”. É bem irônico, pois Louie é, nos filmes, um gato bem esguio.

Os amigos de Mia: nas adaptações cinematográficas, a garota tem apenas uma amiga: Lilly Moscovitz. Já nos livros, Mia tem muitos amigos, embora brigue com alguns deles e corte a relação de amizade para sempre. Entre eles Lilly, Tina Hakim Baba (segunda melhor amiga), Shameeka Taylor, JP Reynolds Abernathy IV, Kenny Showalter, Ling-Su Wong, Perin Thomas, Boris Pelkowski e Lars van der Hooten (seu guarda-costas, que, apesar de ser uma figura, nem aparece muito nos filmes).

*Os pais: No filme, o pai de Mia morreu em vez de ter tido câncer de próstata - que foi o que aconteceu no livro - , por isso não tinha outros herdeiros. Tanto na adaptação quanto no livro, a mãe da princesa casa-se com o Sr. Gianini, seu professor de álgebra, e tem um filho. No entanto, os pais da garota, um pouco depois da morte do Sr. Gianini, voltam a viver juntos, tornando Rocky (o irmão de, na época, 9 anos) e Olivia (irmã agora não mais secreta da princesa – mesmo pai) “irmãos”.

*Os namorados de Mia: nos filmes, Mia teve quatro namorados: Josh (de Albert Einstein High School), Michael Moscovitz (irmão de Lilly), Andrew Jacoby (inclusive, ficou noiva dele) e Nicholas Devereaux (com quem, aparentemente, terminou ficando). Mia teve dois relacionamentos (além do que teve com Michael Moscovitz) nem um pouco sérios, com dois colegas de AEHS, JP e Kenny, seus amigos. Ainda bem (pelo menos em nossa opinião) que ela terminou a saga casada com Michael e grávida de gêmeos (só lembrando que ela já tinha 26 anos).

*Lana Weinberger: nos filmes, a menina malvada da escola parece ser o maior problema da princesa, mas a vida não é fácil. Apesar de Lana ser extremamente chata nos primeiros livros, no final, ela e Mia tornam-se até grandes amigas.

Maria Fernanda, Michelle, Breno e Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário