segunda-feira, 23 de maio de 2016

Olimpíadas

Nosso post deste mês irá tratar do tema  Olimpíadas. Iremos contar como ela surgiu e vamos mostrar suas vantagens e desvantagens, e é claro nós iremos discutir se o Brasil está realmente pronto para sediar esse evento mundial.

Os gregos criaram as olimpíadas por volta de 2500 a.C. Com as competições, eles faziam homenagem aos deuses, principalmente a Zeus. A primeira olimpíada organizada e com a participação de vários atletas de cidades-estado foi em 776 a.C. Os gregos realizavam as olimpíadas no santuário de Olímpia, o que deu origem ao nome. A palavra vem do  Latim (olympiade) e do Grego (olympiás).

A bandeira olímpica tem fundo branco e cinco anéis entrelaçados de diferentes cores, representando os cinco continentes e suas diversidades. Os princípios dos jogos Olímpicos são a paz, a amizade e o bom relacionamento entre diferentes povos. A bandeira foi criada por Coubertin em 1914 e apareceu nos jogos de Antuérpia, em 1920. Uma das figuras mais importantes dos jogos é a tocha olímpica.  Ela representa uma lenda grega segundo a qual Prometeu teria roubado o fogo de Zeus para entregar aos mortais. Para homenagear Zeus, na primeira edição dos jogos Olímpicos da antiguidade, em 776 a.C., os gregos fizeram um revezamento entre os atletas com a tocha. Depois de percorrer todo seu percurso, a tocha acendia um fogo um dia antes da abertura oficial dos jogos e ele se mantinha aceso durante todo o evento. Essa tradição voltou nos Jogos de Amsterdã (1928). 

Os Jogos Olímpicos 2016 serão no Rio de Janeiro. Várias discussões vem acontecendo sobre a capacidade do Rio de sediar o evento. Esse tipo de competição esportiva possui várias vantagens e desvantagens.

Quais seriam as vantagens:

Entre muitas coisas que o governo prometeu em relação às olimpíadas, algumas delas foram: melhora de hospitais, metrôs, sistemas de ônibus etc. Haverá mais recursos financeiros com a chegada de turistas. Para evitar a violência e o roubo a turistas, a segurança será ampliada e melhorada. Haverá também investimentos na educação linguística, para que não haja problemas de comunicação com turistas estrangeiros.

E quais seriam as desvantagens:

Haverá gastos enormes das verbas públicas e aumento dos impostos após os jogos, devido ao grande gasto do dinheiro público. Haverá alto risco de assaltos devido ao alto índice de violência na cidade. E há ainda outro problema amplamente discutido: a poluição da lagoa Rodrigo de Freitas, que pode gerar problemas de saúde nos atletas da modalidade vela.

“Em nossa opinião o Rio de Janeiro não está preparado para sediar os Jogos Olímpicos. Ao aceitar esse projeto, o Brasil se comprometeu a realizar investimentos em diferentes áreas, como saúde pública, educação, segurança, e obras de grande porte, resultando em um grande gasto financeiro. Além disso, temos diversas construções atrasadas e algumas áreas dedicadas a determinados esportes poluídas”.


Bernardo Oliveira
Eliza Rezende
Lucas Paranhos
Mariana Perrone

Nenhum comentário:

Postar um comentário