quarta-feira, 18 de maio de 2016

House Party?!

O que é?

Muita gente se pergunta o que é uma house party, ou em salvador conhecida como “reg”. Ela é uma festa para adolescentes entre 12 e 18 anos que se reúnem nas casas ou nos clubes do condomínio de algum amigo onde tem música, bebida, comida e é um lugar para conhecer novas pessoas.

Mitos

A house party também é conhecida pelos seus mitos, que muitas vezes não passam apenas de exceções ou em poucas vezes verdades.

Um deles é muito sério, em relação às drogas, raramente em house parties os adolescentes levam drogas, na verdade as que levam são principalmente de pessoas de 18 anos. Isso é muito sério, mas não significa que toda festa, reg ou house party de adolescente tenha drogas, por isso cabe aos pais conversar com seus filhos sobre o assunto para discutirem sobre pontos negativos e positivos de usar essas substâncias, fazendo assim com que o filho tenha consciência se oferecerem a droga na festa, o que é raro.

Outra crítica feita a essas festas são em relação ao sexo, muitas vezes mães não apoiam os filhos a irem as essas festas, pois acreditam que as crianças só vão para ter essas relações, porém quase nenhuma criança vai com essa intenção. A intenção principal das house partys é para socializar com outras pessoas da idade e de outros colégios.

Esse mito é o mais comum e que muitas vezes é real. Em muitas dessas festas, realmente, os adolescentes levam bebidas, mas, como nos mitos anteriores, não acontece  em todas. Os adolescentes muitas vezes levam bebida para experimentar algo novo, pois muitas vezes os pais os privam de muitas coisas. Mas essa preocupação é correta, pois é contra a lei crianças beberem.

Apesar de defendermos essas festas, esses mitos podem virar verdade, o que é um grande problema e tanto os adolescentes quanto os pais devem tomar cuidado, mas devem dar uma chance para essas festas, pois não é toda house party em que isso acontece. Agora que vocês já sabem como funciona uma house party, que tal por todo o conhecimento em pratica e fazer a sua própria festa? Ai vão dicas infalíveis para sua house party bombar.

Como fazer House Party?

Normalmente essas festas são pagas, pois não podemos comprar tudo com nosso dinheiro,uma vez que todos  nós vamos nos divertir. Em média, para uma festa, o preço a ser cobrado é entre 10 e 25 reais. Esse preço pode variar, pois depende da festa. Os organizadores têm de:
  • Alugar o local, se for em clube de condomínio;
  • Comprar bebidas;
  • Comprar comidas;
  • Contratar o DJ ou comprar a caixa de som.


Bebidas

Uma house party que não tenha bebida não rola né?

Sempre que vocês forem comprar água, refrigerantes, entre outros, vocês devem pensar no número de convidados, em media uma pessoa numa festa que dura umas 5 horas bebem 3 a 4 copos, então, cuidado, pois não pode faltar bebida.  Tem que haver um lugar para guardar e esfriar as bebidas como um freezer ou cooler.

Comidas

Nem sempre as festas têm comida e isso é bastante comum. Normalmente só há alguns lanches, pois as pessoas podem ir achando que vai ter comida e chegam com fome, os organizadores não querem que os convidados vão embora ou passem fome na festa né?

Quem convidar?

Para essas festas, é muito importante chamar pessoas de diferentes lugares, pois assim podemos conhecer pessoas de outros lugares e escolas. Também é muito importante chamar pessoas sociáveis e extrovertidas para evitar aqueles grupinhos que sempre se formam nas festas e também, claro, porque eles animam a festa.

Som

Nessas festas não pode faltar som e música. É preciso escolher músicas de estilos e gostos diferentes para agradar a todos os convidados. É necessário escolher músicas animadas e populares entre as atuais.

É importante ter tudo organizado antes, pois não pode dar problema na hora e sempre que a música acaba a festa também .

Onde

Você pode fazer essas festas em um clube de um condomínio ou até mesmo na sua casa. É importante tirar objetos de valor do local da festa, já que coisas podem acidentalmente quebrar. Então, é bom tirar vasos, quadros etc. de onde vai ser a festa, pois sempre tem um acidente. Também é importante ter cuidado com os vizinhos, pois, para eles, vai ser horrível, então, avise a eles e tenham cuidado com o volume da música.

 Críticas
Muitas pessoas possuem opiniões sobre as house parties, sendo elas boas e ruins. Podemos perceber que em um dos textos que lemos o escritor utilizou diversos adjetivos tendenciosos e até o próprio titulo (O perigo das house party) passa uma idéia ruim sobre essas festas, então nos achamos interessante trazer as duas opiniões para vocês. Aqui estão os dois lados da moeda:

o       Positivas

“Não é bem assim! Tenho 14 anos e vocês podem falar que eu estou querendo defender os jovens, mas não! Sei que muitos não zelam a própria vida, fumam, bebem e usam outros tipos de drogas que são ilícitas, mas NÃO SÃO TODOS, muitas vezes são os que os pais privam de tudo! Como por exemplo estou vendo que no texto está incentivando aos pais fazerem isso! Minha mãe NUNCA me privou de nada! Sempre disse ''Você faz o que quiser da sua vida, mas arque com as conseqüências!'' Não uso drogas, não fumo (só narguilé e com a consciência de minha mãe!), já bebi não vou mentir mas depois do estado deplorável que fiquei nunca mais coloquei um pingo de álcool na boca! Acho que se minha mãe foi tão legal de me dar liberdade, não vou estragar usando drogas, fumando e bebendo! Acho os pais não devem privar os filhos de fazerem as coisas, tem que cuidar? Educar? Ensinar? Tentar ajudar? Sim, mas privando os filhos de saírem não vai ajudar em nada! Tenho uma amiga que de tanto o pai dela privar ela de sair de casa, de fazer as coisas, fugiu de casa! E o motivo que ela deu foi ''Parecia que eu estava em uma cadeia, não podia fazer nada, só podia estudar!'' Eu como adolescente digo: Oriente seus filhos, mas não os privem de sair e viver a própria vida, pois muitas vezes com vocês privando o tombo vai ser muito maior! Minha opinião de adolescente, podem não concordar mas nós jovens pensamos assim! (Pelo menos a maioria)” 
Vitória Luize


o       Negativas

“Apesar de ter confiança na boa educação os pais têm que estar sempre muito atentos, os jovens são muito influenciáveis e podem se ver compelidos a fazer e participar de eventos que não lhes são agradáveis, o grupo força ( vc não vai? Que babaca que vc é! Vc está por fora ...). Jovens muitas vezes não estão ainda preparados para se impor, para prever consequências... Cabe aos pais estar atentos e pegar o processo quando está ocorrendo para poder ficar perto (não adianta só proibir, isso incentiva a mentira) para ajudar a perceber que não é bom...”
Cecilia Carmen Leite de Barros


Fontes:


Redatora: Mariana Medrado
Revisora: Beatriz Sobral
Ilustradora: Maria Antonia
Pesquisadora: Leticia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário