domingo, 23 de outubro de 2016

Águas Poluídas

A poluição dos oceanos hoje em dia é um grande problema global. Muitas vezes essa poluição é causada por ações do homem, e são prejudiciais para o sistema ecológico marinho e para nós, humanos. Nos mares e oceanos, existem milhões de espécies que irão deixar de existir, caso essa poluição continue. Bactérias irão se proliferar e assim poderão surgir novas doenças extremamente agressivas. 

A água é o que mais existe em nosso planeta. 71% da superfície da Terra é coberta de água. Mas, talvez por sempre querermos estar no topo, nós quase não ligamos para a realidade da poluição de nossos oceanos. Toda vez que um navio afunda, aproximadamente 20 toneladas de óleo são jogadas no mar. Os plásticos, que duram 100 anos para se decompor na natureza, flutuam na maré e são confundidos com águas-vivas pelas tartarugas, que se sufocam ao comê-los. Isso sem falar das diversas ilhas de lixo presentes, como a grande ilha do Pacífico. Governos e ONGs de alguns países tentam criar projetos e iniciativas para parar com a poluição para a proteção da vida marinha, mas são muito poucos. O que nós precisamos agora é da cooperação de todo o mundo para fazer coisas básicas, como reciclar plásticos, tentar meios de energia alternativos, não deixar lixo na praia, jogar o lixo em locais destinados a isso etc.

A fossa das Marianas, localizada no Oceânico Pacífico, é considerada o ponto mais profundo dos oceanos da Terra, e é casa de diversas espécies estranhas e desconhecidas pelo homem. De todas as coisas que existem lá em baixo, há uma que nós, seres humanos, conhecemos muito bem: o lixo.

A concentração de resíduo tóxicos na Fossa das Marianas supera até a das áreas costeiras mais poluídas da China, como foi descoberto em junho graças a um estudo do oceanógrafo Alan Jamieson, pesquisador da Universidade de Aberdeen, na Inglaterra. Durante um mês o estudioso mandou em torno de 92 sondas até a profundidade de 10.6 quilômetros com intenção de explorar o ecossistema desse local que fica entre o Japão e as Filipinas.

Como o acesso à fossa é complicado, os cientistas também aproveitaram para pesquisar um pouco a flora. Eles encontraram poluentes em crustáceos coletados nas profundezas da fossa.  É um fator preocupante, porque o fato de os poluentes terem chegado até o ecossistema mais isolado do planeta indica que o lixo está em toda parte.
Eliza Rezende, Lucas Paranhos, 
Mariana Perrone e Bernardo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário