domingo, 23 de outubro de 2016

Estética



Homens e mulheres são alvos da cobrança pela aparência ideal. Mas o que seria “ideal”? O conceito de bonito é imposto pela mídia que determina como as pessoas devem se vestir, ser fisicamente, se comportar etc. Mas isso cria uma grande insatisfação, principalmente entre as mulheres, que nunca estão satisfeitas com sua aparência, causando conflitos psicológicos.

O que é beleza para você?

Muitas pessoas acham que são bonitas apenas quando seguem os padrões sociais de beleza. A palavra beleza significa “o que é belo”, usado para descrever pessoas ou coisas bonitas. Porém elas tendem a achar que só são bonitos aqueles com cabelos lisos e loiros, magros, com olhos azuis.

Padrões de beleza:

Para as mulheres: hoje em dia, o que conta é um corpo "saudável", ou seja, um corpo com barriga reta e uma glúteo  grande, além de vestes bonitas e elegantes e joias e brincos. Esse é um corpo difícil de conseguir, por isso muitas mulheres fazem intervenções cirúrgicas para entrar no “padrão”.

Para os homens: no século XX, os padrões de beleza inspirados em artistas retornaram, mais ou menos na década de 90. Todos os homens queriam se parecer com modelos, artistas, esportistas famosos da época. Por isso, o excesso de atividades para ganho de músculo, o dinheiro gasto em cortes de cabelo e outras excentricidades.

A “ditadura” da beleza pode causar sérios problemas em relação ao psicológico das pessoas, principalmente quando são pessoas que estão fora dos padrões ideais, definidos pela sociedade. Esses problemas podem variar entre depressão, timidez, anorexia, bulimia, insônia e baixa autoestima e confiança, entre outros.

A beleza não é algo que possa ser imposto, pois depende do gosto pessoal de cada um. Quando nós entendermos que todos somos bonitos, seremos mais felizes, e não precisaremos seguir essa “ditadura” da beleza.

Mídia

A sociedade atual se baseia na mídia para definir padrões estéticos. Assim, a maior parte da população mundial estabelece padrões baseados no que esta diz e mostra, que são sempre exemplos da “beleza ideal” – por exemplo: as bonecas são magras, loiras e de cabelo liso e pele branca. Ao serem determinados esses padrões, a sociedade vê aqueles que não estão exatamente iguais ao que é visto na TV ou na internet como uma espécie diferente ou como algum animal repugnante. Isso também faz com que os que são julgados se martirizem por achar que são feios. Assim, eles tentam as cirurgias e processos químicos que, a longo prazo, podem causar danos ao corpo. Essa atitude de julgar o outro por ser diferente é extremamente grosseira e pode levar ao afastamento de amigos, perda de chances de emprego, depressão ou até suicídio. Ninguém deveria ser julgado por causa de um padrão bobo, afinal somos todos diferentes e devemos respeitar essas diferenças para termos um mundo melhor. 

Um padrão de beleza não existe, todos são belos a sua maneira, física ou psicologicamente. É claro que todos têm o direito de formar uma opinião sobre a beleza ou feiura de alguém, mas não se deve deixar essa opinião vir a tona na forma de uma possível exclusão. Afinal nós somos todos seres humanos, mas com algumas características diferentes e devemos sempre respeitar essas singularidades.

Eliza Rezende, Lucas Paranhos, 
Mariana Perrone e Bernardo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário