segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Vegetarianismo: Mito ou verdade?

Você já deve saber quem são os vegetarianos. Mas, o que você pode não saber é que nem tudo que é dito é verdade. Hippies, radicais, esquisitos, gênios, naturebas... são diversas as formas de caracterizar os vegetarianos e seus hábitos alimentares. Sempre há um boato que desperta a curiosidade de muitos: é verdade ou mentira? Sendo vegetariano ou não, concordando ou não, é interessante descobrir o que é verdadeiro em relação a eles. Neste post, descubra alguns mitos e verdades do vegetarianismo:

Imagem ilustrativa de apoio ao vegetarianismo (amigos, não comida)


OBS: este é um post imparcial, não é a favor e nem contra o vegetarianismo. Apenas esclarecemos mitos e verdades em relação ao tema.


Ser vegetariano ajuda a emagrecer?

Existem diversos motivos que levam alguém a ser vegetariano, mas emagrecer não deve ser um deles. Afinal, se analisarmos bem, iremos perceber que os vegetarianos podem ingerir doces e gorduras, já que, grande parte deles é de origem vegetal. Então, se você pretende ser vegetariano para emagrecer, reveja este conceito, pois os principais motivos para alguém “se converter” ao vegetarianismo são  os  seguintes : evitar maus tratos de animais, cuidar da saúde, preservar o meio ambiente (redução de atividades pecuárias), reduzir a fome no mundo etc. Se o seu objetivo é emagrecer, procure um nutricionista para ter uma dieta adequada para você.


Eles são radicais?

Existem vegetarianos radicais, mas essas duas características não estão interligadas. Os considerados “vegetarianos radicais” são os veganos – que apenas comem alimentos de origem vegetal, nem carnes ou derivados de animais. Ou seja, eles não podem ingerir leite, ovos etc., o que torna a opção alimentar mais restrita.


Vegetarianos ficam com muita falta de proteínas ou de ferro?

Podemos afirmar que na dieta vegetariana há, sim, um risco maior de falta de proteínas, sendo de origem animal, nutrientes importantes para manter os ossos, músculos, pele e órgãos saudáveis. Assim como as proteínas, a melhor fonte do ferro é de origem animal. O nutriente é essencial para a vida, atuando principalmente no transporte de oxigênio para as células de todo o corpo e produção das células vermelhas do sangue. 

Porém, apesar de em menor quantidade, podemos encontrar esse nutrientes em ovos, leites e derivados, alimentos aceitos e bem vistos pelos ovolacto-vegetarianos– no caso das proteínas. Já os ferros, além da origem animal, podem ser obtidos por alimentos de origem vegetal, em menor, porém satisfatória, quantidade, como em feijões, lentilha, entre outras leguminosas.

Esperamos que o post tenha sido interessante ou útil ao leitor. É sempre bom olharmos atrás das máscaras, dos boatos, para descobrir o que é falso ou inventado pelas pessoas. Trouxemos três tópicos que, assim, foram desmascarados. Nós trouxemos os principais, mas podemos também citar afirmações como “os vegetarianos são mais inteligentes” ou “isso é coisa de hippie, são muito naturebas” e etc. Se não tem certeza do que é verdadeiro ou não, pesquise, peça ajuda a um profissional, estude, sempre procurando saber: é mito ou verdade?

Breno Góes, Maria Fernanda Reis, 
Michelle Andrade e Rafael S. Rodrigues.

2 comentários:

  1. Wow thats extremely wonderful I actually have detected a brand new app onmovies app this app is nice and that i have started gazing it.Thanks for the assistance and suggesting the matter i'll travel with it.Keep publication and writing new article.

    ResponderExcluir