quarta-feira, 27 de setembro de 2017

A influência da música no nosso dia a dia

Por: Ana Luiza, Maria Júlia, Sofia, Isabelle e Mariana Lyrio


A música é algo que não existe um significado exato. Para muitos é barulho, para outros é alegria, entre outros diversos significados. Um professor de música começa as suas aulas dizendo um dos significados da música: harmonia, melodia e ritmo. Mas afinal sabemos o que é música quando ouvimos. Cada pessoa tem seu estilo musical próprio, na maior parte das vezes o seu gosto musical tem uma grande influência da sua família, por mais que na atualidade possamos achar que todos possuem o mesmo estilo de música por conta do modismo.

Muitos não sabem o poder que a música tem em relação aos sentimentos da pessoa, como por exemplo na maior parte das vezes os sons graves com batidas mais pesadas fazem com que a pessoa se sinta mais “poderosa” e animada, já os sons mais agudos e calmos, na maior parte das vezes deixam a pessoa mais calma com pensamentos considerados profundos. Um estudo feito pela revista acadêmica Frontiers in Human Neuroscience, comprovou que se ouvirmos heavy metal podemos ficar mais inspirados ou até mesmo calmos.

Além disso, a música também pode nos ajudar no aprendizado. Uma pesquisa feita comprovou que 12% dos alunos tiveram um desempenho melhor ao ouvir música clássica. Porém é recomendado que para cada matéria tenha um estilo de música especifico, como por exemplo para quem estuda ciências, humanidades e línguas é bom ouvir músicas de Miley Cyrus e Justin Timberlake, pois elas tem um efeito calmante que conduz o cérebro ao pensamento lógico, o que permite à mente aprender e lembrar fatos novos. Já para os estudantes de arte e teatro é sugerido rock e música pop, pois produzem um estado de excitação da mente que estimula a performance criativa.

A música faz bem para a alma, mas ela também faz bem para o corpo, assim podendo ajudar no tratamento de algumas doenças. Esse tratamento é chamado de musicoterapia, que já é adotado em diversos hospitais clínicas e centros de reabilitação para a integração física, psicológica e emocional. Esse tratamento também é usado em empresas para melhorar o desempenho dos funcionários, em salões, para auxiliar na redução da ansiedade, e em centros de atenção aos idosos, contribuindo para a socialização e para a prevenção e tratamento de doenças. Dependendo do ritmo da música, nossa respiração pode ficar mais calma ou mais ofegante, nossa pressão sanguínea pode aumentar ou diminuir e os batimentos cardíacos ficam mais fortes ou mais fracos. Ela pode ser usada no combate à depressão, ao estresse, à ansiedade, no alívio dos sintomas de doenças como hipertensão e câncer, e no tratamento de pacientes com dores crônicas. Então podemos concluir que a música é muito útil no nosso dia a dia e devemos sempre ouvi-la.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário