quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Musculação

Por: Bernardo Lima, Bruno Velame e Leonardo Portela


O que é: Musculação, resumidamente, é uma modalidade, baseadas no fisiculturismo, por meio da quais pessoas que se sentem pouco saudáveis ou acima do peso pretendem recuperar suas forças e perderem peso. Isso seria o principal objetivo da academia, mas mesmo tendo vários benefícios, também contém muitos malefícios.

Benefícios: Um dos principais benefícios é que a musculação fortalece os músculos e ajuda na perda de calorias; além disso, outro benefício super importante é a ajuda na prevenção e na cura de diversas doenças, essas como diabetes, osteoporose, obesidade, entre outras. Frequentar a academia pode trazer, além de benefícios físicos, também psicológicos. Cientistas comprovam que a malhação ajuda no bom-humor da pessoa, sua coordenação motora e seu equilíbrio.

Malefícios: Muitas pessoas fazem musculação por não estarem satisfeitas com seu corpo ou sua força física, e essas pessoas incluem adolescentes; mas qual é o problema da musculação na adolescência? Na adolescência, não é natural que os jovens peguem muito peso, mais do que seu corpo pode aguentar, e pegar peso para adolescentes que estão passando pela puberdade, não é uma boa escolha para jovens com cerca de 10 a 12 anos, por alterar seu crescimento e, para as meninas, o retardo na primeira menstruação. Mas, se o jovem estiver sentindo necessidade de ganhar mais massa corporal, é bom que comece a partir de seus 16 anos, quando seu corpo já produz um maior nível de testosterona.

Uso de drogas: Como existem pessoas que sentem prazer ou vão para a academia por lazer, e se sentem melhor fazendo isso, também existem pessoas que preferem chegar ao resultado mais rapidamente, mas como chegar a esses resultados? Um caminho muito mais fácil, porém, incrivelmente perigoso, é a utilização de drogas e medicamento para perda de peso. Uma droga muito famosa são os esteroides anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes.  Sim, isso irá fazer com que seu desenvolvimento na musculação seja bem mais rápido, porém mesmo acelerando o processo, causa muitos problemas para sua saúde, como por exemplo para o fígado, órgão muito afetado com a utilização excessiva dessa droga;  pode causar um aumento de probabilidade de aparecer tumores nessa área, além de um grande aumento de colesterol ruim (o que pode aumentar as chances de um ataque cardíaco, principalmente nos jovens).

Recomendações para malhação na adolescência: Algumas recomendações para a malhação na adolescência são as seguintes: sempre procure um profissional para indicar exercícios apropriados para a sua forma física e sua altura - mas porque altura? Se um jovem com cerca de 12 a 14 anos decidir pegar peso e formar músculos, isso pode alterar o seu crescimento, pois as substâncias que influenciariam no seu crescimento iriam partir para ajudar na formação dos músculos, interrompendo o seu crescimento. Outra dica é que, para que isso não ocorra e você ainda entre na academia, você pode começar fazendo trabalho para as costas, pernas e barriga para não forçar demais a ajuda no crescimento de massa.


Casos de musculação exagerada e seus resultados: A maioria dos casos de musculação exagerada, mas exagerada mesmo, podem acabar em péssimos resultados, como grandes lesões ou até a morte. Um homem de Maceió, Alagoas conhecido como Caolho sofreu um acidente de moto e incrivelmente um de seus braços (que, no caso, tinha 90cm) simplesmente explodiu pelo fato de ele abusar dos esteroides; o homem resistiu até a ambulância, porém faleceu no hospital. Um escritor chamado Craig Deivdson decidiu fazer um experimento utilizando as esteroides para que pudesse escrever depois sobre o assunto, e em 16 semanas seu corpo, além de estar totalmente mudado, apresentou diversos malefícios, como seus mamilos, que estavam muito maiores do que o tamanho normal; ele reparou perda de pelos de todo o seu corpo e a diminuição do tamanho de seus testículos, podendo ter chegado até a metade do tamanho original. Bom, depois de muito tempo, Deividson pesa, atualmente 77kg, porém com muitos problemas em seu fígado e outras doenças alterando seu físico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário