segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Brincadeiras

Por: Pedro Oliveira, Diogo, Pedro Mota e Carla


Todos nós adoramos uma brincadeira, não é mesmo?

Então, em homenagem à nossa infância, fizemos este post contando sobre antigas brincadeiras, para estimular as atuais crianças a continuar a tradição.

Pega-pega:

O pega-pega é uma brincadeira infantil muito conhecida. Pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores e possui inúmeros tipos de jogo. De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada modo de jogo possui uma forma diferente de estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador a depender das regras da brincadeira.

Tipos de pega-pega:

Pega-vela
Quando o pegador toca no perseguido este deve ficar parado com a mão igual a de um louva-deus até que outras pessoas o soprem para ser libertado.

Pega-gelo
Quando o pegador toca no perseguido, este deve ficar paralisado. A brincadeira acaba quando todos ficam paralisados. Geralmente a área da brincadeira é limitada, como um quintal de uma casa ou quadra.

Pega-grupo
Quando o pegador toca em um perseguido, este também se torna um perseguidor e passa a correr atrás dos demais. Vence o último que sobrar.

Pega-corrente
Quando o pegador toca em um perseguido, este passa a formar uma corrente para pegar os outros jogadores.


Esconde-esconde

Tipos de esconde-esconde:

Tradicional
A brincadeira consiste em apenas dois tipos de jogadores, o pegador e os que se escondem. No começo da brincadeira, decide-se quem será o pegador, então o escolhido irá contar do zero até um determinado número enquanto o resto se esconde. Quando o pegador encontra alguém, ele deve correr até o local onde contou, tocar e gritar “1 2 3 visto fulano”, até encontrar todos. Ao final, o primeiro que foi encontrado, irá contar na rodada seguinte.

Salsichão
Mais conhecido como esconde-esconde ao contrário. Nessa versão, apenas uma pessoa deve se esconder enquanto as outras todas devem contar. Após o término da contagem, as pessoas que contaram devem sair à procura do escondido, então, o primeiro que achá-lo deve se juntar a ele e manter o silêncio até que todo o resto os encontre. O primeiro que encontrou na rodada irá se esconder na próxima.

Versão prisão
Também conhecido como polícia e ladrão. Nessa versão do esconde-esconde, o grupo que irá brincar deve se dividir em dois: os policias e os ladrões. Depois de decidir onde será a prisão (que será o lugar onde os policiais irão colocar os ladrões), os policiais irão contar até um determinado período de tempo e, em seguida, os policiais irão procurar os ladrões que vão estar escondidos. Assim que um policial avistar um ladrão, o ladrão poderá correr deste policial, mas se for pego, deverá ser levado à “prisão” de onde só poderá sair quando um companheiro de equipe salvá-lo ou a brincadeira acabar.

Baleado

Tradicional
Na Queimada, jogo mais conhecido como baleado, é preciso que as pessoas se dividam em duas equipes e tenham uma bola. Usando a bola, o jogador de um time deve tentar balear alguém do outro, e este, por sua vez, precisa evitar ser baleado.

Abelha-Rainha
Cada equipe deve eleger uma abelha-rainha, e esse jogador deve ser protegido pelo time. O time que balear a abelha-rainha inimiga primeiro vence.

Queimada da soma
O jogador que for queimado se junta à equipe inimiga, adicionando mais jogadores a essa equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário